Bancos da China correm para adotar sistema blockchain

Moeda digital do Banco Popular da China será lançada em 2020, após período de testes

O Banco Popular da China (PBOC, na sigla em inglês) em breve testará, nas cidades de Shenzhen e Suzhou, um sistema de pagamentos em moeda digital baseado em blockchain. A informação foi divulgada em uma reportagem da revista Caijing, em 9 de dezembro.

Sete empresas estatais – quatro bancos comerciais e três empresas de telecomunicações – ajudarão o PBOC a realizar o teste. De acordo com uma fonte anônima que está próxima ao projeto, o Banco Central chegou a promover uma espécie de disputa entre os bancos para incentivar a apresentação de novas estratégias de implementação.

O programa-piloto vai começar em duas etapas em Shenzhen e se concentrará em áreas como educação, transporte, assistência médica e comércio. Alguns bancos vão trabalhar com empresas de telecomunicações para desenvolver cartões SIM com carteiras digitais integradas, enquanto outros estão desenvolvendo seus próprios aplicativos de carteira.

A cidade de Suzhou também pode se tornar um campo de testes para a nova moeda, especialmente à luz de reportagens recentes afirmando que uma fintech apoiada pelo PBOC – presumivelmente responsável pela pesquisa e pelo desenvolvimento do sistema de pagamentos digitais do banco – estava contratando especialistas em blockchain e criptografia.

Títulos do Bank of China baseados em blockchain

Também em 9 de dezembro, o Bank of China, um dos quatro maiores bancos comerciais do país, anunciou a emissão de 20 bilhões de yuans (cerca de US$ 2,8 bilhões) em títulos baseados em blockchain para pequenas e médias empresas.

O banco usou seu próprio sistema de blockchain e afirma que esta é a primeira transação de títulos executada no país usando a tecnologia. A emissão tem taxa de juros anual de 3,5%.

A adoção de redes distribuídas pela China foi acelerada após o presidente Xi Jinping endossar o blockchain como uma tecnologia fundamental. Desde então, o país viu uma abundância de novas iniciativas, sentimentos positivos e aumentos inesperados nos setores de criptomoedas e ações relacionadas a blockchain.

* Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Fonte: Decrypt

Foto de Simone Gondim
Foto de Simone Gondim O autor:

Jornalista, revisora e roteirista, apaixonada por tecnologia e especializada em conteúdo.

https://www.instagram.com