Bancos sul coreanos utilizarão blockchain da Samsung para verificar dados de seus clientes a partir de julho
Um grupo bancário representante dos bancos comerciais da Coreia do Sul lançará um sistema de verificação de identidade dos clientes, baseado em blockchain, que estará disponível a partir de julho.
Leia mais: Fundador da Tron adquiriu o BitTorrent
A Federação Sul Coreana de Bancos (KFB) lançará oficialmente a “BankSign”, uma plataforma de verificação de identidade baseada em blockchain, que permitirá que bancos do país melhorem o sistema de verificação que já é utilizado há décadas, por meio da digitalização nas áreas online e mobile, confirmou o Korea JoongAng Daily.
Até então, os bancos sul coreanos são forçados a utilizar um sistema de segurança bancário criado há 20 anos, que é obviamente ineficiente e ultrapassado. Contudo, o governo reverteu o Ato de Assinatura Digital, este prevendo que as instituições domésticas deveriam utilizar sistemas de verificação públicos.
Um representante da KFB acrescentou:
“BankSign é o primeiro projeto co-desenvolvido pelo setor bancário local, utilizando tecnologia blockchain.”
Leia mais: Ethereum Classic avança 25% após notícias de listagem na Coinbase
A plataforma será notadamente criada sobre a Nexledger, uma plataforma de computação em nuvem desenvolvida pela Samsung – a subsidiária de TI do maior conglomerado da Coreia do Sul, Samsung.
A Samsung SDS foi lançada em abril de 2017, junto com o lançamento da Nexsign, uma solução de autenticação biométrica também desenvolvida pela Samsung, que permite que clientes ganhem acesso a diversos serviços utilizando uma única autenticação de identidade. Embora isso não se relacione com a BankSign da KFB, a Samsung já testou o blockchain Nexledger com a Samsung Card, a companhia de cartão de crédito do conglomerado, em outubro de 2016.
Foi revelado que a KFB estabeleceu, em novembro de 2017, um consórcio para pesquisar e implementar tecnologia blockchain no setor bancário doméstico. O desenvolvimento da BankSign foi iniciado imediatamente, afirmou a KFB, antes que um seleto número de bancos começasse a testar o sistema em abril deste ano.
Além disso, a KFB disse que a BankSign terá outras aplicações dentro de organizações governamentais e outras entidades públicas, após ser lançada no setor bancário, que ocorrerá oficialmente dentro de algumas semanas.
Leia mais: Binance quadruplicou sua base de usuários desde janeiro
Fonte: CCN