Banda Kalush, ucraniana leiloou seu troféu por criptomoedas em exchange para ajudar a Ucrânia

Kalush

Banda Kalush, ucraniana, trocou troféu ganho no Festival Eurovisão da Canção para ajudar o país ao combate Russo

A banda Kalush Orchestra, cuja música Stefania foi selecionada como a vencedora em Turim, afirmou que gerou US$ 900.000 ao leiloar o microfone de cristal e mais US$ 370.000 ao realizar uma rifa do chapéu rosa usado pelo líder da banda Oleh Psyuk durante a apresentação.

Os lucros da venda serão suficientes para comprar três drones de combate para os militares ucranianos. De acordo com a Reuters, o sistema de drones compreende um centro de controle de solo que permite ao piloto direcionar drones.

Os lances para o troféu foram feitos em moeda fiduciária e criptomoeda. A Kalush Orchestra revelou que o prêmio foi adquirido pela plataforma de troca de criptomoedas Whitebit.

Em uma mensagem de vídeo, o chanceler alemão Olaf Scholz afirmou que dinheiro estava sendo fornecido para evitar o “colapso” da economia da Ucrânia.

Crítica contra o chanceler alemão

Nas últimas semanas, o chanceler alemão foi criticado em casa e no exterior por sua relutância em fornecer à Ucrânia armamento mais letal. Nos últimos dias, enquanto o exército ucraniano lutava para conter um ataque russo em Donbas, a pressão aumentou.

Várias agências de notícias afirmaram que a venda de domingo coincidiu com uma aparição da Orquestra Kalush em um evento de caridade realizado no Portão de Brandemburgo, em Berlim, para arrecadar fundos para assistência médica e suprimentos.

No evento, Psiuk exortou o público a não se acostumar com a guerra, que segundo as Nações Unidas tirou a vida de 4.031 civis e feriu outros 4.735.

Conforme dito pelo grupo:

Somos gratos a todos que doaram para este leilão, mas somos especialmente gratos à equipe @whitebit, que comprou o troféu por US $ 900.000.

Cantores e guerrilheiros a favor da Ucrânia

Apenas algumas semanas antes da competição de canto da Eurovisão, a banda estava lutando como parte da resistência ucraniana. Seu desempenho ganhou aclamação esmagadora de toda a Europa.

“Nossa bravura inspira o globo; a nossa música domina a Europa! A Ucrânia sediará o Festival Eurovisão da Canção em 2019” de acordo com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Psiuk e seus cinco companheiros de banda foram convocados de volta à Ucrânia imediatamente após a vitória.

Durante a batalha com a Rússia, a Ucrânia ordenou que todos os homens de 18 a 60 anos permanecessem no país. No entanto, o grupo só de homens foi autorizado a sair para participar na Itália.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_