Bank of England alerta sobre scams em cripto
Governador da instituição comentou sobre a indústria; apesar das inovações, criminosos abraçam oportunidades para enganar usuários.
Alerta de scam
Andrew Bailey, governador do Banco da Inglaterra (Bank of England), disse ao portal Bloomberg sobre suas preocupações a respeito do mercado de criptomoedas e blockchain.
Confira o questionamento realizado por Bailey:
“Você precisa apenas responder à pergunta: por que pessoas que cometem ransom attacks normalmente solicitam pagamentos? A resposta é cripto.”
A pergunta foi feita durante conferência no Bank of England.
Vantagens e desvantagens
Apesar de, segundo Bailey, as criptomoedas abrirem oportunidades “inovadoras”, elas podem ser facilmente utilizadas por golpistas para tirar proveito dos desavisados.
Faz algum tempo que Bailey mostra ceticismo com relação à economia livre e descentralizada. Em novembro de 2021, o executivo comentou a respeito de El Salvador e sua decisão de tornar o Bitcoin uma moeda de curso legal:
“O que mais nos preocupa é: será que os cidadãos de El Salvador entendem a natureza e a volatilidade do ativo que eles usam?”
Jon Cunliffe, membro do Bank of England, acredita que o mercado cripto pode ameaçar o sistema financeiro tradicional:
“O ponto, creio eu, que causa preocupação, refere-se à integração (das criptomoedas) no sistema financeiro quando uma grande correção de preços puder realmente afetar outros mercados e afetar players já estabelecidos.”
Bailey acredita que as criptomoedas também podem ser utilizadas para burlar as sanções econômicas. Tal crítica não é infundada: vários ransom attacks levaram milhões de dólares em ativos digitais aos bolsos dos russos.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.