BAYC nazista? Youtuber revive debate sobre coleção NFT

bayc05 interna
O artista Ryder Ripps é um dos responsáveis pelas informações contidas no vídeo de Phillion. Imagem: Phillion/YouTube

Cauê Moura fez anteriormente um vídeo curto a respeito do tema, baseado em comparações com ordem supremacista.

BAYC, NFT e Terceiro Reich

Philip Rusnack, dono do canal “Phillion” no YouTube, publicou um video intitulado “BORED APE NAZI CLUB”. Em seu trabalho de cerca de uma hora, analisou a coleção NFT “Bored Ape Yacht Club” (BAYC) e suas supostas relações com imagens racistas e supremacismo branco.

No vídeo, que foi lançado ontem (20), Phillion alega que a coleção é “uma grande piada interna da alt-right”. A terminologia utilizada é geralmente relacionada à extrema-direita supremacista.

Comparações

O YouTuber comparou o trabalho artístico da Yuga Labs, empresa por trás da coleção NFT, com símbolos nazistas utilizados pela divisão SS Panzer, a Totenkopf. Parte do conteúdo do vídeo foi criado por Ryder Ripps, famoso artista digital.

Além disso, Phillion pediu aos usuários que pressionem a Yuga Labs a queimar todos os tokens relacionados à coleção, tornando-os inutilizáveis:

“Quero que todos os atores, atletas e influenciadores de celebridades queimem seu macaco. Quero jogar a merda no ventilador para que todos, de Steph Cury a Post Malone e Jimmy Falon, sejam forçados a agir.”

Além disso, ele alega que, depois de algum tempo fazendo comparações entre símbolos nazistas e a obra BAYC, é impossível alegar que tudo não passa de uma coincidência:

“Se eu mencionar um caso que destaque mensagens nazistas, fascistas ou alt-right deliberadas, você pode pensar consigo mesmo: “Eu vejo, mas isso é uma especulação”. Pergunto: qual é o seu limite? Em que ponto todos esses pontos se tornam cristalinos diante de seus olhos?”

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.