BBVA emitiu US$40 milhões em green bonds utilizando plataforma blockchain

BBVA faz outra grande ação utilizando blockchain

O segundo maior banco da Espanha, Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), anunciou o lançamento da primeira plataforma lastreada em blockchain para green bonds estruturados. Uma breve explicação sobre green bonds.

O BBVA fechou o acordo com a seguradora espanhola Mapfre, que investiu 35 milhões de euros para financiar produtos sustentáveis. Para fechar esse acordo, o BBVA emitiu a primeira estrutura para green bonds utilizando tecnologia blockchain para negociar os termos e condições.

A notícia ressalta que os fundos foram especificados para financiar projetos ecológicos, sob a guarida dos objetivos de desenvolvimento sustentável do BBVA. O chefe de vendas globais do banco espanhol, Juan Garat, ressaltou o foco da companhia em soluções inovadoras e sustentáveis, acrescentando:

“Utilizando DLT para essa transação nos permitiu simplificar os processos e agilizar o período de transação.”

Em dezembro, o BBVA já havia anunciado o fechamento de um empréstimo de 150 milhões de euros em blockchain, sendo o primeiro empréstimo do BBVA realizado por meio da tecnologia para uma entidade fora da Espanha.

Os dois grandes bancos da Espanha — BBVA e Banco Santander — se juntaram à International Association for Trusted Blockchain Applications, uma divisão da União Europeia com o objetivo de desenvolver uma regulamentação na área, além de preparar a região para lançamento de aplicações utilizando a tecnologia.

Fonte: The Cointelegraph