BCE diz à União Europeia para se preparar para o euro digital

O Banco Central Europeu (BCE) diz que a Europa deve estar preparada para o lançamento do euro digital que complementará o dinheiro.

De acordo com um anúncio feito em 2 de outubro, um membro do conselho executivo do Banco Central Europeu (BCE), Fabio Panetta, disse que a União Europeia (UE) deve estar preparada para emitir um euro digital. O relatório destaca a disseminação da digitalização em todas as áreas da vida moderna, criando uma crescente demanda por imediatismo no consumismo, trabalho e interação econômica. Panetta considera a digitalização disruptiva, tendo um impacto no tecido cultural, social e econômico do continente.

Ele disse:

“A forma como pagamos não é exceção. Nossas práticas estão mudando – em alguns países rapidamente. Não muito tempo atrás, o dinheiro era a única maneira de pagar instantaneamente. Ainda é o método de pagamento dominante para pequenas quantias. Mas a tendência é para pagamentos sem dinheiro e sem contato. Cada vez mais, fazemos compras com cartões tap-and-go, um aplicativo em nosso telefone ou até mesmo um smartwatch.”

Panetta pede aos bancos centrais de todo o mundo que se perguntem se uma moeda digital deve ser emitida para complementar o caixa. Ele observa a falta de uma moeda totalmente digital como um ponto cego potencial para a digitalização, dizendo que o BCE deve considerar a criação de uma contrapartida para o euro.

Ele continuou, chamando o euro digital de uma questão “urgente” e disse que a Europa deveria estar pronta para emitir uma moeda digital “se e quando os desenvolvimentos o tornarem necessário”.

A atualização de Panetta coincidiu com o lançamento de um relatório do BCE sobre moedas digitais. Entre uma série de conclusões, o relatório afirma que o BCE fará experiências e solicitará feedback sobre moedas digitais nos próximos meses, em antecipação à criação de um euro digital em grande escala.

Fonte: cryptoglobe

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.