BendDAO: Usuários fazem retiradas em massa de valores a serem emprestados

BendDAO

A mecânica de leilão da BendDAO é defeituosa, destacou a desvantagem de permitir que as pessoas emprestassem dinheiro contra seus Bored Apes

A plataforma de empréstimos criptos com garantia NFT, a BendDAO, parecia se corrigir na segunda-feira após passar por uma crise de liquidez quase desastrosa no fim de semana, uma situação que destacou as armadilhas de permitir que as pessoas emprestassem dinheiro criptográfico contra seus Bored Apes.

O BendDAO — à distância — parece um banco da velha escola: alguns clientes depositam dinheiro na plataforma de finanças descentralizadas (DeFi), que empresta o dinheiro, dando aos depositantes uma parte dos pagamentos de juros. Em contrapartida, esses empréstimos são garantidos por garantias, mas com uma peculiaridade cripto: essas garantias são fotos de macacos, cabeças pixeladas e outros tokens não fungíveis (NFTs) caros.

Nos últimos dias, os depositantes, temerosos de que o credor falisse, retiraram seus ativos em massa, provocando uma corrida bancária que drenou as reservas do BendDAO para uma baixa de domingo de cinco Ethereum (ETH) de mais de 10.000 ETH wrapped. Isso aconteceu depois que dezenas de empréstimos do BendDAO estavam na zona de perigo da plataforma no final da semana passada, o que significa que os NFTs mantidos como garantia arriscavam serem liquidados.

A pressão diminuiu parcialmente na segunda-feira (22), quando alguns depositantes voltaram à plataforma e outros mutuários pagaram seus empréstimos garantidos por NFT. Esse alívio momentâneo deu à comunidade da BendDAO a chance de lidar com a mecânica de liquidação defeituosa que desencadeou o mais recente drama de empréstimos da DeFi. Eles agora estão programados para aprovar uma série de mudanças na forma como o BendDAO é executado.

A BendDAO tenta se proteger de devedores inadimplentes leiloando suas garantias NFT por ETH. Está codificado para aceitar “apenas lances que tornam o DAO completo”, explicou Nikolai Yakovenko, que administra o site de preços NFT DeepNFTValue. Dessa forma, o protocolo poderá pagar os depositantes.

O problema aumenta quando ninguém está disposto a oferecer os preços do BendDAO. Os mercados de NFT e o nervosismo sobre amarrar ativos na janela de leilão de dois dias da BendDAO provaram ser tóxicos neste fim de semana. O BendDAO ficou com a perspectiva de manter JPEGs de macacos altamente ilíquidos em vez do ETH de que precisava.

“Eles basicamente não permitem que o DAO seja alavancado de forma alguma”, disse Yakovenko. “Eles não permitem que o DAO perca nada, o que os faz perder tudo.”

Passos para a caminho do futuro

“Lamentamos ter subestimado o quão ilíquidos os NFTs podem estar em um mercado em baixa ao definir os parâmetros iniciais”, escreveram os participantes do BendDAO em uma proposta que tem em vista mudar a forma como o protocolo opera e “criar confiança” para os depositantes de ETH.

As mudanças propostas fariam com que o BendDAO reduzisse gradualmente o limite de liquidez para 70% dos atuais 95%, reduzisse uma janela de anistia de liquidação de dois dias para quatro horas e aumentasse as taxas de juros para incentivar mais depósitos e pagamentos de ETH.

O programa de anistia de 48 horas da BendDAO dá aos mutuários, tempo para resgatarem seus NFTs pagando o empréstimo e uma multa. Essa “proteção de liquidação” acabou sendo contra o protocolo; os licitantes não queriam trancar seus ativos em um leilão que poderia terminar com o mutuário recuperando seu NFT ou — pior — pagando por um ativo que caiu ainda mais nesse ínterim.

Os detentores do token de governança nativo do BendDAO, o BEND, limparam o quórum da proposta com votos esmagadoramente a favor na tarde de segunda-feira, sinalizando que a moção será provavelmente aprovada e entrará em vigor na manhã de terça-feira (23).

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future