Joe Biden divulga plano contra usos criminosos com criptomoedas
Segundo o presidente dos EUA, o objetivo é minimizar os casos de corrupção por meio de uma equipe especializada em ativos digitais.
O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou o plano “United States Strategy on Countering Corruption” (Estratégia de Contra Corrupção dos Estados Unidos, em tradução livre). O documento tem como meta combater, de maneira global, iniciativas envolvendo corrupção.
De acordo com o paper de 38 páginas, uma das estratégias centrais é criar sistemas robustos de fiscalização; entre eles, uma divisão a respeito de “criptomoedas e corrupção”.
Equipe especializada
O Departamento de Justiça (DOJ) norte-americano lançou a Equipe Nacional de Fiscalização de Criptomoedas (NCET) em outubro deste ano. O time trabalhará, de acordo com o documento, a fim de prevenir possíveis crimes de lavagem de dinheiro ou dentro de plataformas de negociação de criptoativos:
“O Departamento de Justiça (DOJ) irá utilizar uma nova força-tarefa estabelecida, a NCET, focada especificamente em investigações complexas e processos a respeito de usos criminosos de criptomoedas.”
- Veja também: O que o orçamento de US$ 6 trilhões de Biden pode fazer para o mercado cripto em dificuldades
Histórico de rejeição
Não é novidade que o atual governo norte-americano enxerga as criptomoedas com desconfiança. Em outubro, foi noticiado que a Casa Branca estava preparando uma ordem executiva direcionada às criptomoedas, com o objetivo de regular o setor.
A falta de clareza em algumas das informações contidas nas propostas de regulamentação tem causado dores de cabeça. Vários setores do governo norte-americano têm opinado a respeito do uso das criptomoedas, o que alimenta o clima de desconfiança a respeito das verdadeiras intenções de Biden e do Congresso.
Segundo informações do Bloomberg, diversas agências federais foram acionadas para conduzir pesquisas e sugerir recomendações a respeito do uso de ativos descentralizados.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.