Bilionário Ray Dalio prevê um possível “Bitcoin fora-da-lei”, semelhante ao ouro em 1934

A proibição do Bitcoin pelos países provavelmente afetaria negativamente o preço da criptomoeda

Fundador do maior fundo de hedge da Bridgewater Associates e autor do best-seller “Principles: Life and Work”, Ray Dalio disse que existe a possibilidade de que o Bitcoin seja banido pelos governos.

Falando ao Yahoo Finance, Dalio comparou a proibição potencial do Bitcoin à ordem ilegal dos Estados Unidos de 1934 sobre ouro de propriedade privada.

A posição de Dalio vem com o aumento do valor do Bitcoin nos últimos meses, atingindo um recorde histórico acima de $ 61.000 em 14 de março de 2021. A recuperação do ativo começou na esteira do aumento dos níveis de dívida e baixas taxas de juros em 2020.

O investidor bilionário destaca que a Índia já está criando o ambiente para tornar ilegal a posse de Bitcoin, uma vez que pode competir com dinheiro, apesar do crescimento de 30% das transações cripto nas bolsas de ativos digitais da Índia.

Em seu próximo livro, “The Changing World Order”, Dalio aponta que a proibição do ouro nos EUA foi devido ao temor de que o metal precioso pudesse substituir o dinheiro, um destino que pode acontecer ao Bitcoin.

“Cada país valoriza seu monopólio de controle da oferta e da demanda. Eles não querem que outro dinheiro esteja operando ou competindo porque as coisas podem ficar fora de controle. Portanto, acho que seria muito provável que, em um determinado conjunto de circunstâncias, você o tornasse ilegal, da mesma forma que o ouro foi banido ”, disse Dalio.

No caso de uma proibição governamental, a demanda de Bitcoin provavelmente cairá e, consequentemente, o preço. Ao mesmo tempo, Dalio também duvida que a privacidade do Bitcoin possa ser protegida em tais circunstâncias.

https://www.youtube.com/watch?v=B9XGUpQZY38

Ray Dalio elogia crescimento do Bitcoin

Além disso, Dalio elogiou o Bitcoin por se provar ao longo da última década que emergiu como uma reserva de riqueza.

“O Bitcoin provou seu valor nos últimos dez anos. Não foi hackeado. É em geral, portanto, trabalhado em uma base operacional. Ele construiu um número significativo de seguidores. É uma alternativa, em certo sentido, depósito de riqueza. É como dinheiro digital. E essas são as vantagens ”, acrescentou Dalio.

Seu sentimento veio quando o CEO da Tesla, Elon Musk, anunciou que agora é possível comprar na Tesla usando Bitcoin . O anúncio viu o preço do Bitcoin subir para US $ 56.804 até o momento, de acordo com dados fornecidos pelo Coinmarketcap.

https://twitter.com/elonmusk/status/1374617643446063105?ref_src=twsrc%5Etfw

“Agora você pode comprar um Tesla com Bitcoin”

Dalio está mudando de posição no BTC

No passado recente, Dalio deu uma cambalhota em seu estande de bitcoins. Depois que o ativo atingiu a marca de US $ 17.000 em novembro de 2020, ele também mencionou que a principal moeda digital pode ser proibida, embora rejeite seu status de reserva de valor.

No entanto, em dezembro do ano passado, Dalio mais uma vez mudou sua posição sobre Bitcoin e outras criptomoedas. Ele afirmou que o Bitcoin evoluiu, ganhando uma comparação com o ouro. Dalio saudou o Bitcoin como um diversificador de ouro perfeito.

Fonte:

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.