Bill Gates afirma que criptomoedas causaram mortes de forma significativamente direta
Uma das pessoas mais influentes do mundo, Bill Gates, parece ter aderido à retórica da mídia popular e das autoridades governamentais. Recentemente, ele e sua esposa participaram de um Ask-Me-Anything (Pergunte-me qualquer coisa) no Reddit, onde o bilionário partilhou suas visões inusitadas sobre criptomoedas.
Leia mais: Check mate: China planeja impedir que traders domésticos utilizem exchanges estrangeiras
Bill Gates já foi a favor das criptos
A popular rede social, Reddit, é famosa pela sua característica inovadora, o Ask-Me-Anything. É um lugar onde perguntas são feitas e respondidas abertamente (na maioria dos casos), onde fãs desconhecidos se conectam com figuras famosas e poderosas.
O fundador da Microsoft, hoje com 62 anos, por quase 25 anos foi a pessoa mais rica do mundo, de acordo com a revista Forbes. Estima-se que dezenas de bilhões de dólares flutuam ao redor de Bill Gates, que se aposentou da vida corporativa e do desenvolvimento de softwares, tornando-se um filantropo de primeira linha. De fato, ele e o notório cético em relação a bitcoin, Warren Buffett, fizeram o The Giving Pledge, doando metade de suas riquezas para fundações, convencendo outros bilionários a fazerem o mesmo.
Leia mais: Presidente venezuelano alega que a Petro possui grande demanda
Perguntas feitas durante o sexto Ask-Me-Anything de Bill Gates saíram dos tópicos quase impertinentes e, inevitavelmente, direcionaram-se às criptos. O usuário Askur1337 perguntou de forma direta:
“Qual é a sua opinião sobre criptomoedas?”
Na verdade, não está completamente claro no que Gates acredita. Em 2014, ele enalteceu a moeda descentralizada, insistindo ao Bloomberg:
“Bitcoin é animadora, porque mostra o quão barato ela pode ser. Ela é melhor do que qualquer moeda, pois você não precisa estar fisicamente no mesmo lugar e, claro, para grandes transações, isso pode ser bem inconveniente.”
Um ano depois, ele mudou sua posição totalmente otimista, explicando que bitcoin poderia tornar a movimentação de dinheiro entre países mais fácil, com taxas de transferência mais baixas. Contudo, ela não se tornaria um sistema dominante. O bilionário disse que nós precisamos das ferramentas que auxiliam a revolução do bitcoin, mas que a moeda sozinha não é o suficiente.
Foi o suficiente para que alguns meios de notícia da esfera das criptos rotulassem o fundador da Microsoft como um “entusiasta do bitcoin”.
Leia mais: Seria Bitcoin o novo ouro?
Mortes causadas pelas criptos
Atualemente, está bem claro que suas posições estão bem distantes do que já foram.
“A maior característica das criptomoedas é o anonimato,” começou Gates em sua resposta.
A verdade é que, claro, criptomoedas são amplamente “pseudo anônimas”, mas cripto fantasmas são poucos, quase não aparecendo na superfície.
Não obstante, ele continuou:
“Eu não acho que seja algo bom. A habilidade dos governos de descobrirem esquemas de lavagem de dinheiro, sonegação de impostos e financiamento de causas terroristas é algo bom,” repetindo alegações de outras grandes figuras. “Atualmente, criptomoedas são utilizadas para comprar fentanil e outras drogas, tornando-se uma tecnologia que causou mortes de forma significativamente direta.”
A expressão chave na frase, “significativamente”, dá algum espaço ao bilionário, caso ele seja cercado com esta afirmação no futuro. Culpar as criptomoedas como causadora de mortes, porque alguns poucos resolveram usá-la para adquirir e consumir drogas, é uma afirmação histérica (e incomum) de Bill Gates.
Uma simples análise basta: considere todas as overdoses antes do surgimento das criptos, em 2009. Em algum momento alguém, incluindo Bill Gates, culpou as moedas governamentais? Alguém culpou cartões de crédito ou débito, afirmando que a “tecnologia dos cartões de plástico” causou mortes, de certa forma, diretamente?
Fonte: Bitcoin.com
Edição: WeBitcoin