Vencedor da BNB Chain hackathon acusa Binance de roubar a ideia de NFTs alimentadas por IA

O Chatcasso ganhou o primeiro prêmio no Hackathon BNB Chain da Binance, pela sua ferramenta de criação de NFT alimentada por Inteligência Artificial.

A Exchange foi acusada de copiar “descaradamente” o vencedor da BNB Chain hackathon após o lançamento do Bicasso – uma ferramenta de criação de fichas não fungíveis (NFT) baseada em IA. A Binance alegadamente copiou uma ferramenta criada pelo Chatcasso apenas dois meses depois de lhes ter atribuído o primeiro prémio numa Hackathon da Cadeia BNB realizada em Seul de 17-19 de Dezembro de 2022.

Em 1 de Março, o CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao anunciou o lançamento de Bicasso, um produto de inteligência artificial (IA) que pode ser utilizado para “transformar as suas visões criativas em NFTs com IA”. No entanto, o membro da comunidade “ggoma” acredita que a gigante copiou e promoveu o projecto Chatcasso como seu.

A Binance, por outro lado, rejeitou as acusações de plágio. Falando à Cointelegraph, um porta-voz da empresa disse que Bicasso é um projeto experimental construído por uma pequena equipa da empresa como um teste, e que as NFTs e a IA são conceitos comuns trabalhados por muitos agentes da indústria.

Chatcasso ganhou o primeiro prémio na Hackathon BNB Chain por criar uma ferramenta alimentada por IA para a criação de NFTs, recebendo $5,000 em Binance USD (BUSD).

image 28
O Chatcasso ganhou o primeiro prémio na maratona da cadeia BNB de Dezembro de 2022 em Seul. Fonte: Chatcasso: Twitter

No entanto, o ggoma ficou chocado ao ver a maior exchange do mundo lançar uma plataforma semelhante no prazo de dois meses, afirmando:

Uma grande empresa como Binance copia tudo até ao nome? Não só não é ético, como também é confuso para os utilizadores. Os nomes são tão semelhantes que é difícil distingui-los.

Além disso, o ggoma partilhou screenshots dos dois projetos para mostrar as semelhanças entre a interface do utilizador e as capacidades.

image 29
Capturas de ecrã mostrando semelhanças entre as plataformas Chatcasso e Bicasso. Fonte: Twitter

Binance sustenta que as semelhanças não implicam o roubo de ideias. O porta-voz da bolsa disse à Cointelegraph:

Apesar das semelhanças, depois de realizar uma revisão interna, estamos confiantes de que Bicasso foi concebido e desenvolvido independentemente mais de duas semanas antes da hackathon do BNB.
Além disso, Binance e BNB Chain funcionam separadamente, e a equipa de desenvolvimento de Binance não está envolvida nas hackathons BNB Chain, disse o porta-voz.

Binance esclareceu à Cointelegraph que o nome Bicasso foi inspirado pela ferramenta OpenAI “Dall-E”, referindo-se ao artista Salvador Dali, acrescentando, “a nossa equipa adorou este conceito”.

O episódio inteiro tornou o ggoma cético em relação a entrar em hackathons no futuro, já que ele se perguntava se um líder de mercado voltaria a marcar ideias inovadoras numa fase posterior. “Esperamos que Binance perceba o impacto das suas ações e tome medidas para corrigir os seus erros”, acrescentou ggoma enquanto avisava os construtores de que “há empresas por aí que tentarão tirar partido do seu trabalho árduo”.

O Bicasso de Binance tornou-se um sucesso instantâneo entre os investidores NFT, uma vez que o gerador NFT alimentado por IA registou 10.000 mints em 2,5 horas.

CZ avisou recentemente os investidores de que uma imagem fotografada com informação errada estava a circular no WeChat, uma plataforma de comunicação social na China.

CZ realçou ainda mais a importância de afastar o medo, a incerteza e a dúvida, aconselhando os investidores a ignorar as falsas alegações que surgem ocasionalmente.

Traduzido de: Cointelegraph.

Foto de Bruno Rocha
Foto de Bruno Rocha O autor:

Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.