Binance aponta: mercados de previsão entram em uma nova fase

De acordo com o comentário de Mercado semanal da Binance, publicado na última sexta-feira, os mercados de previsão despontam como uma das principais narrativas do mercado cripto para 2026. Após um crescimento de mais de nove vezes ao longo de 2025. Os volumes semanais negociados no setor se aproximaram de US$ 5 bilhões. E ultrapassaram, pela primeira vez, a marca de US$ 6 bilhões na última semana. Os dados indicam uma aceleração consistente da atividade e sugerem que o volume real pode ser ainda maior, ao considerar modelos de mercado que não estão totalmente capturados nas métricas atuais.

Esse avanço vem acompanhado da maior aceitação do mercado tradicional. Instituições financeiras já demonstram interesse em integrar esse tipo de produto. Ampliando, portanto, canais de distribuição e apoiando a evolução regulatória do setor. Um exemplo é a Interactive Brokers, que destacou em seu balanço do quarto trimestre o crescimento da ForecastX. Visto que sua plataforma de mercados de previsão, com cerca de 286 milhões de pares de contratos negociados no período, frente a 15 milhões no trimestre anterior. O movimento reforça o amadurecimento dos mercados de previsão. Bem como, sua transição de um nicho especulativo para instrumentos com aplicação prática em tomada de decisão e gestão de risco.

Ecossistema de mercados de previsão mais modular

De maneira idêntica, a diversificação da atividade entre diferentes categorias reforça um sinal claro de maturação: o volume deixou de se concentrar em eventos pontuais, como eleições, e passou a se distribuir de forma mais consistente entre esportes e, principalmente, segmentos não esportivos (como economia, tecnologia e ciência), sustentando maior profundidade de liquidez e aproximando esses mercados de produtos financeiros recorrentes, e não apenas apostas especulativas.

Ao olhar para frente, o crescimento contínuo da liquidez e dos volumes permanece como o principal foco. Ao mesmo tempo, essa expansão está sustentando o desenvolvimento de um ecossistema de mercados de previsão mais modular. Que inclui plataformas reguladas, protocolos on-chain e off-chain, integrações com uma gama mais ampla de casos de uso. E canais de distribuição, além disso, interfaces cada vez mais orientadas por IA. Todos contribuindo para a maturação do setor.

Para maiores detalhes e gráficos sobre o tema, acesse: https://www.binance.com/pt-BR/research/analysis/weekly-market-commentary-2026-01-23/