Binance dá dicas de proteção em meio a aumento de golpes de WhatsApp
Criminosos abordam indivíduos pelo aplicativo de mensagens e demandam informações pessoais e transferência de recursos
A Binance, a maior provedora global de infraestrutura para o ecossistema blockchain e de criptomoedas, alertou usuários para o aumento das tentativas de golpes pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. A empresa deu dicas para se proteger e denunciar criminosos que tentam se passar por colaboradores falsos da exchange. A ação faz parte da campanha Criptos Seguras, que inclui uma página dedicada ao tema e conteúdos em mídias sociais para educar usuários na América Latina.
A Binance vem recebendo um crescente número de denúncias de clientes que afirmam ser abordados por indivíduos que se passam por líderes e funcionários. Os golpistas adicionam os usuários em grupos para enganá-los e obter informações sensíveis em busca de se apoderar dos fundos dos usuários.
O cenário afeta diversas empresas e setores. O relatório “Panorama de Ameaças para a América Latina 2024”, desenvolvido pela Kaspersky, apontou que os golpes contra aparelhos móveis em todos os setores aumentaram em cerca de 70% nos últimos 2 anos. As tentativas de ataque em 2024 somam mais de 3,9 milhões ao todo e o Brasil lidera entre os países mais afetados, com 1,8 milhão de registros, seguido pelo México, com 835 mil, e pelo Equador, com 402 mil.
Usuários têm comunicado a Binance de serem adicionados a grupos de WhatsApp criados por golpistas que fazem promoções duvidosas, ofertas de emprego falsas e por anônimos que se passam por amigos e familiares para pedir dinheiro. O tipo mais comum de golpe entre os clientes da empresa é a tentativa de phishing, em que fraudadores tentam manipular vítimas para que enviem recursos financeiros ou forneçam informações confidenciais por meio de e-mails, mensagens ou sites que se assemelham a plataformas ou serviços legítimos.
Os criminosos costumam criar um senso de urgência para que as pessoas passem os dados desejados o mais rápido possível sem pensar com mais cautela. Eles solicitam informações como credenciais de login, códigos de autenticação de dois fatores até transferências diretas de fundos para eles. Alguns deles podem fazer o uso de informações específicas do usuário disponíveis em fontes públicas de modo a construir uma falsa confiança.
Como se proteger
Para se proteger de golpes no WhatsApp, a empresa recomenda algumas ações simples que podem ser executadas nas configurações do próprio aplicativo, bem como através de mecanismos de segurança externos:
- Nunca compartilhar informações sensíveis: não divulgar detalhes da própria conta ou informações pessoais com fontes não oficiais ou não verificadas;
- Atualizar as configurações de privacidade do WhatsApp: ajustar suas configurações para que apenas contatos específicos possam te adicionar a grupos. Ir em Configurações do WhatsApp > Privacidade > Grupos, depois escolha “Meus contatos, exceto…” ou “Meus contatos” para limitar quem pode adicioná-lo a grupos;
- Usar o Binance Verify: em caso de dúvida, sempre verificar a legitimidade de qualquer pessoa que afirme representar a Binance. É possível verificar endereços de e-mail, números de telefone, IDs do WeChat, contas do Twitter ou IDs do Telegram através da ferramenta Binance Verify;
- Entrar em contato com o Serviço de Suporte ao Cliente da Binance: disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, é possível entrar em contato com a equipe oficial de Suporte para assistência.
Como a Binance se comunica com usuários
A Binance, no entanto, tem como norma não entrar em contato com usuários via WhatsApp, nem oferecer conselhos de investimento e direcionar usuários para determinados projetos ou tokens. A Binance entra em contato com os usuários apenas pelos seguintes canais:
- Serviço de Suporte ao Cliente da Binance: disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, através do nosso portal de atendimento ao cliente.
- Conta oficial no X (anteriormente Twitter).
- Telegram: verificar sempre os contatos por meio da ferramenta Binance Verify, que permite validar a legitimidade de um site, endereço de e-mail, ID do Telegram ou outros canais de comunicação.
- E-mail: novamente, é recomendado usar a ferramenta Binance Verify para garantir que o endereço do remetente é oficial.
Como denunciar um golpe?
O que fazer se você foi adicionado a um grupo suspeito do WhatsApp?
- Não se envolver: evitar se comunicar com qualquer pessoa do grupo, incluindo os administradores.
- Fazer uma captura de tela: a imagem deve incluir os seguintes detalhes:
- O nome do grupo do WhatsApp.
- Somente os números de telefone dos administradores do grupo (Importante: não compartilhe os dados pessoais de membros não administradores).
- Denunciar o grupo à Binance Security: carregar a captura de tela e denunciar o grupo suspeito por meio do formulário dedicado. O envio será encaminhado para a equipe de segurança para ação imediata.
Manter-se atento e informado é a melhor arma
Ao entender como os golpes de phishing geralmente funcionam, os usuários estarão melhor preparados para reconhecer os sinais e se proteger. A Binance alerta que é preciso manter-se vigilante e confiar apenas nos canais de comunicação oficiais.
*Texto de autoria da Binance.
- Veja também: ETFs de Bitcoin ganham força com influxo recorde de investimentos: O que isso significa para BTC e Ethereum?