Binance informa invasão com retirada de 7000 BTC
Os hackers retiraram o saldo de fundo próprio da exchange, que se compromete a cobrir o rombo com recursos próprios. Operações de saque e depósito estão suspensas por, pelo menos, uma semana.
A plataforma Binance, uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo, sofreu uma invasão, que foi considerada de larga escala pela própria empresa, em comunicado divulgado em seu site. Foi identificada uma única operação de retirada que rendeu à própria Binance um prejuízo de 7000 bitcoins, tendo afetado a carteira de BTC onde estavam cerca de 2% do total dos fundos mantidos pela empresa, na criptomoeda.
Conforme a informação oficial, o ataque foi percebido às 17:15:24 de hoje. A exchange informou que os hackers conseguiram obter um grande número de chaves de API dos usuários, códigos 2FA, dentre outras possíveis informações que ainda não é possível precisar. A Binance afirma que as técnicas utilizadas para a invasão ainda estão sendo mapeadas, mas incluíram phishing, vírus e outros ataques. A corretora também não considera encerrado o processo de identificação das contas afetadas, assumindo que pode haver usuários prejudicados e ainda não identificados.
Ainda conforme a nota oficial, os hackers tiveram a paciência de orquestrar ações e esperar o momento mais oportuno para agir. “Foi lamentável que não tenha sido possível bloquear essa retirada antes de ser executada. Uma vez ocorrida, a operação acionou vários alarmes em nosso sistema, momento em que paramos toda e qualquer operação”, diz o texto.
Fundo próprio e sequência de investigações sobre a invasão
A cobertura do rombo, se dará pelo fundo SAFU, da própria empresa. Outro compromisso assumido, na declaração que confirma o ataque, é de realizar uma varredura completa de segurança, que incluirá todos os dados e arquivos da exchange e deve durar cerca de uma semana. Até que esse processo se conclua, depósitos e saques estarão suspensos.
Embora outras operações estejam disponíveis, para que cada usuário possa dispor de seus saldos, a Binance alerta que é possível que hackers tenham possibilidade de acesso á contas e também usem informações para tentar influenciar o mercado. E evitar esse movimento, por sinal, é mais uma das razões apresentadas para a suspensão das retiradas. Por fim, a Binance solicita, na nota, a compreensão dos clientes no momento difícil e diz que manterá toda a transparência necessária ao processo, disponibilizando informações constantes acerca das soluções implementadas.
Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.