Binance lançará rival do Projeto Libra, a Venus

Venus é a nova concorrente do Projeto Libra do Facebook

A Binance divulgou informações básicas sobre sua mais recente iniciativa, a Venus, que compartilha algumas semelhanças surpreendentes e parece ser uma concorrente do muito aguardado conceito da Stablecoin do Facebook, o Projeto Libra.

Enquanto os detalhes da nova moeda permanecem apenas como um esboço. Por enquanto, temos alguns detalhes iniciais importantes do Binance HQ que fornece uma visão de como a moeda funcionará. Com a plataforma afirmando que é construída com a intenção de “desenvolver stablecoins e ativos digitais atrelados a moedas fiduciárias em todo o mundo”.

Ecos da Libra?

É claro que essas intenções não se restringem apenas ao Projeto Libra e são a pedra angular de praticamente todas as stablecoins disponíveis. É o modelo de negócio por trás da moeda que se espelha o próprio Facebook.

Com eles, declarando sua intenção de criar “novas alianças e parcerias com governos, corporações, empresas de tecnologia, empresas de criptomoedas e projetos envolvidos no ecossistema blockchain, para capacitar os países desenvolvidos e em desenvolvimento a impulsionar novas moedas”. O que parece ecoar na Libra, que foi descrita como o método estrutural e de financiamento por trás da moeda na oficial que a empresa divulgou.

Desenvolvimento interno

No entanto, existem alguns elementos que permanecerão estritamente orgânicos no sistemas operacionais existentes da Binance. Por exemplo, usando sua própria Binance Chain como a tecnologia para lançar a moeda.

Em vigor desde abril deste ano, a Binance Chain já provou sua capacidade de suportar uma série de diferentes stablecoins recém-lançados. Estes incluem BTC-pegged stablecoin (BTCB) e o BGBP stablecoin (BGBP), que está atrelado à libra esterlina.

Além disso, todos os outros elementos envolvidos na nova stablecoin, como suporte técnico de processo completo, sistema de controle de risco, de conformidade e rede de cooperação multidimensional, também serão conduzidos internamente. Fazendo uso da infra-estrutura existente e ferramentas de regulamentação que a Binance tem à sua disposição.

Mais sucesso que a Libra?

Esta nova competição para Libra é interessante, já que as negociações da Binance listando a Libra estavam em andamento já em junho, poucos dias depois do lançamento. Estes, é claro, não são produtos similares, e suas características únicas determinarão os níveis de sucesso.

O Projeto Libra vai operar nos aplicativos existentes sob o banner do Facebook. Tornando-se uma opção de pagamento global disponível no Whatsapp, Messenger e Instagram, dando-lhes acesso a milhões de usuários já no seu lançamento.

Naturalmente, a Binance não tem esses meios já existentes para implementar sua nova moeda diretamente. Como tal, a implementação será um dos aspectos mais importantes desta nova opção e poderá alavancar ou quebrar o seu sucesso. Como a Libra tem acesso a milhões de clientes desde o início, a Binance (pelo menos por enquanto) não tem o mesmo alcance, nem tem o mesmo nome no cenário global para os consumidores comuns. Isso dá Libra a vantagem inicial.

Por outro lado, a Binance não sofreu nenhuma das grandes controvérsias de privacidade que o Facebook tem e ainda está fortemente vinculada a seu nome. Com sua única grande controvérsia chegando em forma de ataque em abril.

Isso dá mais credibilidade à Binance como uma fonte confiável de pagamento, em oposição ao Facebook. Como tal, se eles puderem aumentar significativamente o seu perfil e encontrar acesso ao mainstream, um propósito que sua aliança proposta provavelmente servirá, eles poderão superar seu principal concorrente.

E agora?

No entanto, sem novidades sobre datas de lançamento ou informações de funcionalidade mais específicas, sabemos que isso é tudo o que pode afirmar por enquanto. A Binance procurou parceiros interessados, como os mencionados acima, para entrar em contato e convidar para fazer parte dessa aliança. Indivíduos e empresas receberam o convite para entrar em contato com a equipe para obter mais informações sobre Venus.

Fonte: Cryptimi

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.