Binance reporta apenas metade do seu volume de trade

O CEO da Binance, Changpeng Zhao, revelou em um tweet que a exchange declara metade do volume negociado de Bitcoins.

A mensagem vem dias após o CoinMarketCap ter mudado novamente o algoritmo para classificar as exchanges, mantendo a Binance na liderança do ranking.

CZ tweet

Quando tudo começou

A história teve início há meses atrás quando a Binance anunciou que tinha adquirido a plataforma CoinMarketCap por cerca de $400 milhões. Desde então, suspeitas de interferências por parte da exchange começaram a circular. O receio dos usuários era de que o CMC manipularia os dados para colocar a exchange em primeiro lugar e apresentá-la como a melhor opção de corretora no mercado. CZ então respondeu a essas questões com garantias.

Além disso, como se já não fosse o bastante, alterações importantes foram feitas durante este período, fazendo com que o novo algoritmo determinasse o ranking das exchanges com base em diversos fatores. Mais uma vez a Binancefoi a ganhadora, sem deixar de lado a primeira posição.

À essa altura, CZ, cansado com os constantes embaraços, revelou um segredo sobre a Binance, o qual é que a mesma reporta apenas 1 BTC como volume em comparação à outras exchanges, combinando tanto volumes de venda e compra. Ou seja, em vez de relatar 2 BTC, a exchange repota metade disso.

O CEO explica que essa decisão foi tomada por dois motivos:

  • Porque é dessa forma que as exchanges tradicionais operam;
  • Para ocultar o real volume de trade da plataforma e não parecer muito grande, uma estratégia adotada desde o começo pela exchange.

Margem dada para ideia de manipulação?

Com essas novas informações, CZ rechaçou quaisquer acusações de wash trading que a Binance poderia ter feito para ficar na liderança. De fato, não é incomum usar bots para falsificar volumes de trading, estabelecendo vendas e compras em alguns ativos para elevar seu valor ou aumentar seus volumes, aparentando maior solidez e melhor liquidez.

Essas revelações levam a algumas considerações. Por exemplo, apesar de reduzir os volumes de trade pela metade, a Binance consegue acompanhar a maioria das exchanges. É válido pensar que apenas metade dos volumes de trading são reportados nesse ponto, enquanto que, ao compararmos a  liquidez média, vemos a Huobi na liderança, seguida por Bitfinex, HitBTC e só então Binance.

Binance, outras exchanges e volumes de trading: um sistema manipulado?

Outro fato evidente é que se a maioria das exchanges dobram seus volumes, é possível assumir que todo o sistema é “manipulado” ou simplesmente inverídico. Se, por um lado, há a Binance que intencionalmente “oculta” seus volumes, por outro lado existem as que “inventam” seus volumes.

De fato, comparando os dados do CoinMarketCap com os da CoinGecko, vemos que há resultados diferentes, parcialmente devido aos diferentes parâmetros que são considerados.

Essa é uma situação negativa e insustentável, especialmente para usuários que estão constante e continuamente se sentindo enganados por exchanges centralizadas que, aparentemente, têm como prioridade seus próprios volumes e não o lado do usuário.

As DEX (exchanges descentralizadas) podem eliminar completamente o risco de entrar em volumes “fantasma”.

Fonte: Cryptonomist

Foto de Heslei de Oliveira
Foto de Heslei de Oliveira O autor:

Entuasiasta da tecnologia blockchain desde 2017, faz de tudo um pouco quando se trata de criptomoedas - desde redação de artigos até fechamentos de acordos comerciais e de marketing. Um lema? Voa Bitcoin!