Bison Bank é o primeiro Banco em Portugal a obter licença para fornecer serviços de ativos virtuais

Bison Bank

Bison Bank vai criar uma nova divisão corporativa, a Bison Digital Assets, para funcionar como uma bolsa de ativos digitais

O Banco de Portugal, órgão do governo português encarregado de regular os provedores de serviços de ativos virtuais, permitiu que o Bison Bank operasse como o primeiro Banco de criptomoedas do país. O Bison Bank agora oferecerá a seus clientes um novo serviço de troca de ativos digitais sob a supervisão do Banco Central.

Esta é uma decisão histórica do governo português, pois é a primeira vez que uma instituição financeira em Portugal tem permissão para oferecer serviços de criptomoeda. A mudança é resultado da crescente demanda de investidores de varejo e institucionais por exposição a ativos digitais.

De acordo com seu site, o Bison Bank oferece serviços de gestão de patrimônio, depositário e Banco de Investimento para pessoas físicas e clientes institucionais. É uma empresa de capital privado chinesa com sede em Hong Kong que a adquiriu. No entanto, o banco rapidamente se estabeleceu como um dos principais players do setor financeiro do país. O Banco está sediado em Lisboa e tem uma rede de sucursais em Portugal.

Regulação das criptomoedas em Portugal

Portugal tem sido um dos países mais progressistas no que diz respeito à regulamentação das criptomoedas. Em abril de 2021, o governo criou leis para estabelecer um sistema de licenciamento para trocas de criptomoedas administradas pelo Banco Central. Em julho, foram concedidas licenças às Exchanges Mind The Coin e Criptoloja, que se tornaram as duas primeiras VASPs autorizadas a operar no país.

Em março de 2021, a autoridade concedeu à Utrust sua primeira licença VASP “todas as categorias”, permitindo que a exchange ofereça trocas de criptomoedas para criptomoedas, transferências para endereços de carteira e custódia e armazenamento de chaves privadas, além de oferecer uma rampa de acesso fiduciário. O Bison Bank também recebeu uma licença para todos os tipos.

O Banco de Portugal irá regular os ativos digitais Bison de acordo com os regulamentos de combate a lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. O regulador não fornece supervisão nos domínios prudencial ou de conduta de mercado para provedores de serviços de cripto.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_