BitClout supostamente está vendendo NFTs de celebridades sem consentimento

BitClout, uma blockchain autoproclamada de código aberto, criou NFTs de personalidades notáveis, supostamente sem consentimento

A BitClout, autoproclamada “decentralized social network and marketplace” está sendo acusada de vender NFTs apoiados por celebridades sem autorização. A plataforma “iFan-esque”, que afirmava ser apoiada por grandes capitalistas de risco, não pode mais ser acessada por meio de seu site.

Um pouco de influência NFT

Há muitos exageros em torno dos NFTs ultimamente, e com razão. A arte digital de Beeple quebrou recentemente o recorde do NFT mais caro da história. O ‘Everydays: The First 5000 Days’ foi comprado por Metakovan por $ 69 milhões no leilão da Christie’s. No mesmo dia, um CryptoPunk alien comprado por $ 15k em 2018 foi vendido por $ 8 milhões. A lista de vendas de NFT de cair o queixo continua e explica por que há tanta briga por eles.

No meio da briga, uma certa empresa chamada BitClout orquestrou a venda de NFTs apoiados por celebridades sem obter permissão. O relatório da Billboard explicou que a empresa criou NFTs usando as identidades de cerca de 15.000 influenciadores e celebridades do Twitter sem o seu consentimento.

Eles permitiam que os usuários comprassem e vendessem esses NFTs chamados de “Creator coins” (moedas do criador). Cada moeda do criador carregava a identidade de uma personalidade pública e seu valor, vinculados à sua avaliação social e reputação. Isso permitiu que os compradores especulassem e potencialmente “ganhassem” com as ações dessas personalidades. Personalidades proeminentes como o americano YouTuber Jake Paul, Kanye West, Drake, Billie Elish tiveram suas identidades tokenizadas e vendidas na plataforma.

A Billboard relatou que os preços de Elon Musk e Billie Elish dispararam e a atividade disparou apesar de cada unidade de token nativo da BitClout ser vendida por US $ 88.

BitClout 1615613229 compressed

A virada dos eventos mostrou uma grande discrepância em relação à promessa da plataforma de permitir que as celebridades monetizem seu status. Seu site não está mais acessível após a conclusão de uma contagem regressiva para o relançamento.

Influxo de Knockoff NFTs

Por muito tempo, os NFTs permaneceram sinônimos de autenticidade e raridade, principalmente porque não são intercambiáveis. Isso, junto com o prestígio que vem com sua posse, estimula os aficionados a quebrar o banco.

Infelizmente, a dinâmica está oscilando à medida que o mercado de NFT se torna mais saturado. Os vigaristas intensificaram-se para tirar proveito da pressa. Eles enganaram alguns maníacos de NFT para que gastassem somas enormes em peças de arte falsas de Bansky.

Bansky mais tarde negou ter qualquer afiliação com o projeto NFT, mas já era tarde demais. O impostor arrecadou mais de US $ 1 milhão em vendas antes que a OpenSea excluísse sua conta.

Fonte: CryptoPotato

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.