Bitcoin: a corrida de 2020 é diferente da de 2017
A corrida do Bitcoin em 2020 é muito diferente da de 2017
É o que afirma o jornalista financeiro n, que publicou recentemente um artigo em seu blog na Forbes, no qual compara a tendência de preço do bitcoin em 2017 com a de 2020.
Em 2017, o preço no início do ano era inferior a US $ 1.000, enquanto em dezembro chegou a quase US $ 20.000, com um aumento de mais de 2.000% em 12 meses.
Além disso, nos últimos dois meses do ano, houve uma bolha especulativa, uma vez que, de novembro de 2017, abaixo de US $ 6.000, até a máxima histórica de dezembro, houve um aumento de mais de 200% em pouco mais de um mês.
Bambrough fala sobre um aumento de mais de 40% nas últimas semanas, de meados de dezembro de 2019 até os dias atuais, e também aponta que muitas pessoas realmente esperam que o preço do bitcoin continue subindo nos próximos meses.
Os números, no entanto, mostram que os aumentos recentes são muito diferentes dos de 2017.
- Ouça nosso podcast: Webitcast #14 – Indicadores no trade de criptomoedas
Primeiro, o BTC mantido em exchanges declinou nos últimos 6 meses, sugerindo que esse recente rali não foi impulsionado por investidores de varejo e que os investidores de longo prazo relutam muito em vender no momento.
Por outro lado, durante o pico no final de 2017, os depósitos de BTC nas exchanges atingiram níveis muito mais altos, subindo à medida que o preço subia, exatamente o oposto do que vem acontecendo ultimamente, com os depósitos caindo apesar do aumento de preço.
Segundo alguns analistas, a atual falta de volumes significativos de negociação resultantes de transações com investidores de varejo sugere que os recentes aumentos devem-se a investidores institucionais, o que não foi o caso no final de 2017.
Portanto, os recentes aumentos de preços não devem ser tratados como resultado de uma nova bolha especulativa, mas como um aumento estrutural do interesse em relação ao ativo.
Bambrough também cita o recente relatório da Grayscale Investments, que mostra que são precisamente investidores institucionais que lideram a captação de recursos para investir no BTC.
Além disso, muitas pessoas esperam que o halving de maio possa desencadear outra onda de interesse dos investidores de varejo em bitcoin e criptomoedas, em parte devido ao fato de que o volume de pesquisas no Google pela consulta de bitcoin está aumentando constantemente à medida que o preço do próprio BTC aumenta.
De fato, de acordo com analistas da Arcane Research, um retorno do interesse público no Bitcoin, semelhante ao que no final de 2017 elevou o preço a quase US $ 20.000, poderia ser esperado durante os meses seguintes.
Além disso, algo semelhante aconteceu já no halving anterior, em 2016, para que essas suposições não possam ser consideradas arriscadas, embora nem possam ser consideradas certezas.
A única coisa certa é que o contexto em que o preço do bitcoin está se movendo agora é claramente diferente daquele em que subiu no final de 2017.
Fonte: cryptonomist
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.