Bitcoin: Análise da queda na alavancagem e seu efeito no mercado

Bitcoin

A queda da taxa de alavancagem do Bitcoin indica uma possível mudança de tendência

Embora o mercado de criptomoedas tenha tido um rali, um analista apontou que a alavancagem caiu consideravelmente.

O “índice de alavancagem estimado” mede a relação entre o interesse em aberto do Bitcoin e a quantidade total de Bitcoin armazenado em todas as carteiras de exchanges de derivativos. Essa métrica nos informa a quantidade média de alavancagem usada pelos usuários do mercado futuro no momento.

A tendência de queda na alavancagem sugere que os participantes do mercado estão menos dispostos a assumir altos riscos, o que pode trazer mais estabilidade ao mercado.

Altas taxas de alavancagem geralmente levam a maior volatilidade de preços, enquanto baixas taxas resultam em preços mais estáveis.

Um gráfico mostra a tendência de queda na alavancagem estimada do Bitcoin nos últimos anos.

image 75
O valor da métrica caiu drasticamente nos últimos dias – Fonte: CryptoQuant

O gráfico mostra que a taxa de alavancagem estimada do Bitcoin caiu desde o início do rali em janeiro.

Houve duas quedas significativas na métrica até agora, a primeira ocorreu devido a um aperto de liquidação, onde um movimento repentino de preço desencadeou liquidações em massa, eliminando muita alavancagem.

Quando a alavancagem se acumula, os apertos se tornam mais prováveis, o que pode levar a uma maior volatilidade no mercado.

O gráfico mostra outra queda na taxa de alavancagem estimada nos últimos dias, quando o BTC apresentou alta volatilidade. A tendência incomum de queda durante o rali sugere que os investidores gananciosos que abrem posições de alta alavancagem normalmente ainda não entraram no mercado.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future