Bitcoin cai para $25.800 após processo da SEC contra a Binance
Bitcoin e demais criptomoedas sofrem queda generalizada após processo da SEC contra a Binance.
A criptomoeda líder do mercado, Bitcoin (BTC), sofreu uma venda generalizada nesta segunda-feira, após a Securities and Exchange Commission (SEC) entrar com um processo contendo 13 acusações contra a Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo, e seu CEO, Changpeng Zhao (CZ), por operar uma plataforma ilegal nos Estados Unidos e pelo uso indevido de fundos dos clientes.
A queda ocorreu à medida que os traders de criptomoedas venderam suas posições em massa e retiraram seus ativos da Binance, com dados da Dune Analytics mostrando que a exchange registrou uma saída líquida negativa de $503,3 bilhões em ativos desde o anúncio das acusações.
As ações também foram pressionadas durante a tarde, apagando quaisquer ganhos alcançados na sessão da manhã. No fechamento dos mercados, o S&P, Dow e Nasdaq estavam todos no vermelho, com queda de 0,20%, 0,59% e 0,09%, respectivamente.
Dados fornecidos pela TradingView mostram que, após a revelação das acusações contra a Binance, o Bitcoin rompeu o suporte em $27.000 e caiu para a mínima diária de $25.570 antes que os touros pudessem reagir e elevar o preço acima de $25.800. Esse é o menor preço do BTC desde 17 de março.
O principal ativo de criptomoeda já vinha apresentando sinais de fraqueza antes mesmo das acusações da SEC serem reveladas, com os futuros de Bitcoin para junho negociando em baixa nas primeiras horas de segunda-feira, de acordo com Jim Wyckoff, analista técnico sênior da Kitco.
“O mercado tem sido volátil e lateralizado há duas semanas”, disse Wyckoff. “Os touros e os ursos estão em campo neutro no curto prazo. A direção na qual os preços se moverão acima da linha de resistência ou abaixo da linha de suporte vista no gráfico provavelmente será a direção do próximo movimento significativo de preço.”
O processo contra a Binance parece ter sido o fator decisivo para o movimento do mercado, com o Bitcoin caindo abaixo de $26.000, um nível de suporte consistente desde meados de março.
Diante dessa queda repentina, o analista de mercado Pentoshi observou no Twitter que ele não está com pressa para comprar novamente, optando por esperar “por algum sinal de reversão, força em vez de tentar pegar a faca em queda”.
Para aqueles que buscam informações sobre qual nível seria bom para abrir uma posição comprada, o analista técnico Mister Crypto destacou a zona de $25.000 como um ponto de entrada forte.
Michaël van de Poppe chamou a queda inspirada pela Binance de “momento de verdade” para a capitalização de mercado total das criptomoedas, observando que, se a capitalização de mercado cair abaixo de sua média móvel de 200 semanas – atualmente próxima a $1,05 trilhão – isso sinalizaria a continuação do mercado em baixa.
Seguindo o exemplo do Bitcoin, o mercado de altcoins também apresentou queda, com todos os tokens, exceto um, entre os 200 principais registrando perdas no dia.
Três tokens registraram perdas de 20%, incluindo Core (CORE), Pepe (PEPE) e Space ID (ID), enquanto Conflux (CFX) caiu 17,84% e Skale (SKL) declinou 17,13%.
A capitalização de mercado total das criptomoedas agora está em $1,085 trilhão, e a taxa de dominância do Bitcoin é de 45,8%.