Bitcoin Cash planeja hard fork para implementar blocos com 32 MB

Nesta semana, os desenvolvedores do Bitcoin ABC anunciaram oficialmente o esperado hard fork na rede do Bitcoin Cash, que ocorrerá em 15 de maio. Além da declaração prestada pela equipe de desenvolvimento, o código base do client Bitcoin ABC 0.17.0 também recebeu as novas regras de consenso.

Leia mais: 3 razões porque o Bitcoin voltará a subir no segundo semestre de 2018

Bitcoin Cash passará por outro fork

Bitcoin Cash receberá outro fork em pouco mais de um mês, e as regras de consenso do protocolo serão alteradas. Ele já era esperado, tendo em vista que o desenvolvedor chefe do Bitcoin ABC, Amaury Séchet, anunciou as intenções de realizar um fork há alguns meses. Ademais, Séchet explicou que seria mais fácil realizar um fork em 2018, detalhando algumas das razões que motivaram esta ação. Esta semana o time de desenvolvimento do ABC liberou a versão 0.17.0, que contem o código para alterar as regras de consenso da rede do Bitcoin Cash.

A ativação está prevista para 15 de maio, mas não há nenhum endereço de bloco para o hard fork. Assim como no nascimento da BCH e o último fork ocorrido em novembro, as regras de consenso serão alteradas baseadas no método “Median Time Past” (MTP). Então na terça-feira, 15 de maio, quando o MTP ocorrer nos 11 blocos mais recentes iguais ou maiores do que 1,526,400,000, o próximo bloco ativará o hard fork.

Leia mais: Foxconn fabricará smartphone focado em Blockchain

Resultado de imagem para blockchain

Blocos com 32 MB e adições Op-Code

O time de desenvolvimento explicou que qualquer um utilizando um nodo ABC deve imediatamente atualizá-lo para a versão 0.17.0, ou outro software compatível. Os desenvolvedores da ABC declararam que não podem falar pelas outras equipes de implementação, mas a ABC já está em conversa com eles.

“O Bitcoin ABC atualmente está testando as novas regras e a ativação destas — uma rede de testes deve estar disponível em breve,” explicou o Bitcoin ABC.

O último anúncio também detalha importantes mudanças contidas no novo software:

“A mudança mais notável é o aumento do tamanho máximo de cada bloco para 32 MB — Também existem muitos operation codes (op-codes) do script do bitcoin sendo adicionados ou reativados.” 

Leia mais: Lightning Network disponível para smartphones graças à carteira Eclair

Sem pânico

Os desenvolvedores também detalharam que eles estão conversando com grande exchanges e fornecedores de carteiras sobre o upgrade de 15 de maio. A equipe enfatizou que a comunidade pode ajudar contatando os fornecedores de infraestrutura para fazer com que o processo flua sem atritos.

O último upgrade na rede do Bitcoin Cash, ocorrido em novembro do ano passado, não teve complicações, e as mudanças no consenso do Algorítimo de Ajuste de Dificuldade (DAA) mantiveram a dificuldade de mineração. É seguro dizer que a comunidade do Bitcoin Cash, no geral, não tem medo de hard forks. Entusiastas estão animados com o aumento de tamanho dos blocos e as adições de op-code, capazes de trazer características semelhantes às do ethereum à rede do Bitcoin Cash.

Fonte: Bitcoin.com

Edição: WeBitcoin