Bitcoin Cash: que efeito terá o primeiro halving?

O halving do Bitcoin Cash (BCH) será igual ao do Bitcoin (BTC)?

O halving do Bitcoin Cash provavelmente ocorrerá em 7 de abril de 2020 com medo crescente e expectativas em meio a análises, cálculos e muitas opiniões.

O halving do Bitcoin (BTC) é a redução da recompensa pela metade. A recompensa para os mineradores por adicionar um novo bloco à cadeia é reduzida pela metade periodicamente a cada 4 anos.

Comparações com o passado e a taxa de inflação moldam a narrativa do preço do Bitcoin (BTC). Sua resposta ao halving sempre produziu um forte aumento de preço.

  • 50 BTC a cada 10 minutos até o final de 2012;
  • 25 BTC a cada 10 minutos até meados de 2016;
  • 12,5 BTC a cada 10 minutos até maio de 2020;
  • 6,25 BTC a cada 10 minutos até 2024.

Anotação 2020 04 06 091851

Primeiro halving do Bitcoin Cash

Desde que o Bitcoin Cash nasceu como um fork do Bitcoin em 2017, ele chega ao seu primeiro halving agora em 2020.

Ao compartilhar o histórico do BTC até o momento da divisão, também reduz a recompensa para 6,25 BCH. De fato, as duas cadeias têm a mesma idade precisamente porque compartilharam os primeiros anos de vida.

  • Muitos na comunidade acreditam que o projeto terá o mesmo destino da cadeia da qual a BCH se separou, levando a um aumento de preço desejável;
  • Para muitos outros, isso não acontecerá; em vez disso, haverá grandes problemas.

A tendência dos preços não é tão diferente e, por esse motivo, as expectativas são de que o halving levará a efeitos semelhantes.

Roger Ver, referindo-se a esse halving em 2020:

“Este é meu terceiro halving. Nada emocionante aconteceu nas últimas duas vezes e também não espero que algo emocionante aconteça agora.”

A queda na emissão na rede Bitcoin Cash mudará a taxa de inflação para 1,8% ao ano.

Em contraste com as políticas monetárias tradicionais, esse modelo pretende ser bem-sucedido quando comparado ao dos bancos centrais, como o Federal Reserve, que afirma manter a taxa de inflação em 2%, mas depois revela uma taxa realista próxima a 10%.

Perigos para o Bitcoin Cash

O que é preocupante, no entanto, não é a dinâmica especulativa externa, mas a dinâmica interna.

Muitos mineradores estão concentrando seu poder computacional nas cadeias mais lucrativas. No momento, o BCH é apoiado por mineradores, não apenas por causa de seus fundamentos, mas porque é interessante em termos econômicos.

Ao diminuir a lucratividade do BCH (antes do BTC), pode haver uma diminuição no poder de hash que migrará para o BTC. O BTC permanecerá mais lucrativo até maio, o mês de seu halving.

O hashrate do BCH é muito baixo em comparação com a potência total dos SHA256 ASICs disponíveis em todo o mundo. Qualquer redução pode sujeitá-lo ao risco de um ataque de 51%.

Se agora apenas 3% da rede é suficiente para atacar o BCH, depois do halving, pode ser de 1,5%.

bch

A razão pela qual o BCH não foi atacado até o momento é muito simples: a rede de mineradores considera fundamental a sobrevivência do projeto e, com ele, a do BSV.

As duas cadeias representam uma defesa contra o modelo de dimensionamento definido pelos desenvolvedores do BTC.

As mineradoras não têm a intenção de dificultar o desenvolvimento e a manutenção de projetos que, através de um aumento no tamanho do bloco, proponham um modelo de dimensionamento mais alinhado ao que estava previsto no whitepaper de Satoshi Nakamoto.

Por que o BCH terá o halving antes do BTC?

O fork do Bitcoin em agosto de 2017, que levou ao nascimento do BCH, incluiu a implementação de um algoritmo de ajuste de dificuldade adaptável diferente do algoritmo básico do Bitcoin (BTC).

A Amaury Sachet projetou esse sistema para evitar a inconveniência de menor poder de hash nos primeiros dias de separação do BTC. O modelo serviu para evitar ser sobrecarregado pelo poder de computação do BTC e sobreviver ao fork.

Esse algoritmo foi usado nos primeiros meses por mineradores que variavam sua taxa de hash dia a dia, acelerando a geração de novos blocos.

A aceleração é a razão pela qual o Bitcoin Cash está agora à frente do BTC, antecipando o halving.

Em novembro de 2017, um hard fork foi implementado no BCH para resolver os problemas de ajuste de dificuldade. Após esse fork, a contagem de blocos no dia a dia era muito mais confiável e estável.

Fonte: cryptonomist

 

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.