Após dois anos, o Bitcoin finalmente conseguiu alcançar dois trimestres consecutivos de resultados positivos

Bitcoin

O Bitcoin registrou dois trimestres positivos seguidos este ano, após interromper sua série de desempenho negativo no primeiro trimestre de 2023

O Bitcoin teve retornos positivos por dois trimestres seguidos em 2023, encerrando o primeiro semestre com desempenho positivo. Essa sequência não ocorria desde o final de 2021. Essa tendência é um sinal importante de recuperação do mercado de criptomoedas, após um período de baixa em 2022.

Bitcoin demonstra recuperação com fechamento de trimestres no verde

No primeiro trimestre de 2023, o Bitcoin interrompeu sua sequência de resultados negativos. Em 2022, o ativo teve retornos negativos em todos os trimestres, sendo o segundo trimestre o pior devido à queda do ecossistema Terra. No entanto, em 2023, o Bitcoin apresentou retornos trimestrais positivos, com apenas um mês negativo em comparação com os quatro meses negativos de 2022. Janeiro registrou um retorno mensal de 39,63%, encerrando a sequência negativa observada em novembro e dezembro.

image 29
Dados trimestrais do Bitcoin – Fonte: CoinGlass

O desempenho do BTC nos últimos meses tem sido variado. Em fevereiro, registrou um retorno de 0,03%, enquanto março e abril apresentaram ganhos de 22,96% e 2,81%, respectivamente. Maio foi o único mês negativo, com um retorno de -6,98%, mas junho mostrou uma melhora significativa, com um retorno de 11,98%. Até agora, julho já registrou um retorno positivo de 1%, mas é cedo para determinar se o mês terminará positivamente.

A classe de ativos com melhor desempenho

De acordo com a CoinGlass, o BTC é a classe de ativos com o melhor desempenho, apresentando uma taxa média anual de 230% desde 2011, dez vezes maior que o índice Nasdaq 100, que ocupa o segundo lugar. Durante o mesmo período, as grandes ações dos EUA tiveram um retorno anualizado de 14%, enquanto os títulos de alto rendimento e o ouro registraram taxas de 5,4% e 1,5%, respectivamente.

O Bitcoin apresentou um crescimento acumulado superior a 20.000.000% desde o seu início, ultrapassando o desempenho da Nasdaq e dos principais índices de ações dos EUA, que estão em 541% e 282%, respectivamente.

Esse desempenho impressionante atraiu investidores institucionais, que estão adquirindo o Bitcoin como uma oportunidade de investimento de longo prazo.

No momento da edição deste artigo, o Bitcoin está sendo negociado a US$ 30334, com ganho de 1,28% nas últimas 24 horas e de 0,65% se comparado com a semana anterior, segundo a CoinMarketCap.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future