Bitcoin continua com taxas de transação historicamente baixas

Bitcoin

Dados revelam que as taxas de transações do Bitcoin historicamente baixas, mesmo com pico na semana do colapso LUNA

De acordo com o último relatório semanal da Glassnode, as taxas totais de transação na rede BTC estão muito baixas há quase um ano.

As “taxas totais de transação” são medidas através da soma das taxas que cada usuário da rede está pagando por cada transação na blockchain Bitcoin.

Os mineradores pegam transações com base em quais serão mais lucrativas para lidar no momento. As transações vinculadas com altas taxas são naturalmente captadas primeiro.

Durante períodos de alta demanda da rede (ou seja, uma grande quantidade de transações ocorrendo), o mempool fica congestionado.

Isso significa que algumas transações podem ficar travadas por um tempo, pois os mineradores demoram para passar pelo mempool congestionado.

Assim, em períodos como esse, os usuários que desejam priorizar suas transferências passam a pagar uma taxa maior. Mais e mais usuários se juntam a eles e a taxa média de transação dispara.

Quando a demanda na rede Bitcoin é baixa, no entanto, não há mais concorrência tão acirrada e as taxas naturalmente diminuem.

Abaixo, um gráfico que demonstra a tendência das taxas totais de transação no blockchain BTC durante os últimos anos:

A métrica demonstra um pequeno pico recentemente – Fonte: Gráfico semanal da Glassnode – Semana 21, 2022

Como pode ser observado no gráfico acima, as taxas totais de transação do Bitcoin têm sido muito baixas, cerca de 10 a 12 BTC por dia, desde julho do ano passado.

O valor do indicador disparou recentemente após o colapso da LUNA e do UST, e o caos do mercado que se seguiu.

Esse pico dobrou as taxas de transação, mas, apesar desse aumento, as taxas ainda permaneceram muito inferiores ao que foi visto durante 2020 e primeiro semestre de 2021.

Um efeito das baixas taxas de transações foram que as receitas dos mineradores de Bitcoin também foram bastante baixa nos últimos meses.

No momento, não está claro quando as taxas podem observar algum renascimento. Uma coisa é certa, uma alta demanda por blockspace precisará estar lá para que as taxas vejam qualquer movimento significativo.

Preço do BTC

No momento da edição deste artigo, o preço do Bitcoin flutua em torno de US$ 29,100 mil e US$ 29,300, uma queda de 1,93% nos últimos sete dias. O gráfico abaixo mostra a tendência do preço do BTC nos últimos cinco dias.

Bitcoin
O preço do BTC caiu nos últimos dias – Fonte: BTCUSD no TradingView

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future