Bitcoin despenca US$ 800,00 e liquida mais de 1 BILHÃO de dólares em longs na Bitmex

Queda de quase 10% no Bitcoin foi seguida por uma curta e rápida recuperação

É nesses momentos que a dúvida (ou a certeza) surge no mercado cripto: estamos sendo manipulados? Em poucos minutos o Bitcoin caiu quase US$ 1.000, gerando pânico na comunidade e deixando um rastro de perdas e liquidações no caminho.

Abaixo você confere o gráfico com a grotesca queda (e rápida recuperação parcial):

Gráfico por: TradingView

 

A queda causou liquidações em massa na Bitmex, com valores superiores à 1 bilhão de dólares em longs sendo liquidados em poucos minutos.

As altcoins também não passaram impunes com a queda do BTC, de modo que a maior parte do mercado opera em forte queda. Destaque para EOS com uma queda de quase 18% durante a redação desse texto.

Outras moedas como Bitcoin Cash (BCH), Monero (XMR), Ethereum (ETH) e Litecoin (LTC) acumulam perdas de aproximadamente 10%.

Já há na comunidade uma infinidade de teorias sobre o motivo real da repentina queda do BTC. Até o presente momento, contudo, não há informações concretas para apontar os motivos.

A desconfiança acerca da manipulação do mercado cripto costuma ganhar força (com razão) em momentos como esse, principalmente no que toca o comportamento das baleias do Bitcoin. A queda de hoje também reforça a preocupação acerca da intensa volatilidade do Bitcoin e de como isso pode ser prejudicial para os investidores institucionais.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.