Bitcoin e ouro saem ganhando enquanto o Fed imprime trilhões de dólares

Os investidores estão vendo o Bitcoin e ouro como refúgios após o Fed (Federal Reserve dos Estados Unidos) injetar trilhões de dólares na economia

A turbulência do mercado faz com que os investidores corram para refúgios seguros. Enquanto o ouro roubou os holofotes com uma recuperação acentuada, a correlação do Bitcoin com o metal precioso está defendendo que ele é o próximo ativo de hedge futuro.

Investidores correm para a segurança

A pandemia global em curso causou estragos nos mercados financeiros, incluindo o setor de criptomoedas. Para proteger seu capital de condições adversas de mercado, um número significativo de investidores parece estar voando para stablecoins e outros ativos seguros.

Por exemplo, dados da Coin Metrics revelam que o valor de transferência de stablecoins está aumentando em meio à turbulência econômica. Em 13 de março, por exemplo, a transferência agregada de todas as stablecoins atingiu um novo recorde histórico de quase US$ 450 milhões.

Stablecoins

 

Na mesma linha, o ouro viu seu preço subir significativamente na semana passada devido ao colapso dos preços das ações globais e de muitas moedas.

Na segunda-feira, o metal precioso subiu mais de 4% depois que o Fed anunciou que está se preparando para descarregar uma “quantidade infinita de dinheiro” para apoiar o “bom funcionamento do mercado”. O ouro ganhou recentemente outros 4%, subindo para 1.640 dólares, conforme a Goldman Sachs disse a seus clientes que é hora de comprar a “moeda do último recurso”.

“Há muito tempo argumentamos que o ouro é a moeda do último recurso, agindo como um hedge contra a degradação da moeda quando os formuladores de políticas agem para acomodar choques como o que está ocorrendo agora”, disse Jeffrey Currie, chefe de commodities da Goldman Sachs.

A crescente demanda pelo ouro causou uma escassez de barras e moedas de ouro. Um relatório recente revela que as maiores refinarias de ouro da Europa tem se esforçado para acompanhar devido o bloqueio que vários países da região implementaram.

“Hoje é basicamente impossível comprar ouro físico em uma capacidade de varejo. Até jóias de ouro em lugares como @mene estão esgotadas ”, disse Nick Carter, sócio fundador da Castle Island Ventures.

De fato, a diferença entre papel e ouro físico é tão extrema que a London Bullion Market Association foi obrigada a solicitar à CME Group que alterasse as regras de entrega de ouro para evitar interrupções nas negociações.

 

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.