Bitcoin em breve será negociável na bolsa de valores alemã

Produto funcional de Bitcoin deve ser lançado em breve – e ser negociável no mercado regulamentado da Bolsa de Frankfurt

O British ETC Group planeja lançar um produto chamado “Bitcoin Exchange Traded Crypto”, ou BTCE, este mês e listá-lo na plataforma de negociação Xetra da Deutsche Börse. Segundo a empresa, esta é a “primeira criptomoeda negociada em bolsa (ETC) do mundo com processamento central”.

Que essa abreviação pareça “ETF” não é por acaso. Tecnicamente falando, no entanto, o produto não é um fundo de índice negociado em bolsa, mas uma nota negociada em bolsa (ETN). Isso é 100% depositado com Bitcoins físicos, que são mantidos no BitGo Trust, um depositário licenciado nos EUA.

Mercados regulamentados para Bitcoin

Há muitas vantagens em um produto como esse: “O BTCE traz a transparência e a proteção dos investidores que reguladores e investidores institucionais precisam para o mundo do Bitcoin”, disse Bradley Duke, CEO do ETC Group. As preocupações com a complexidade, acessibilidade e governança até agora impediram o mercado de cripto.

Isso deve mudar agora: “Com o BTCE, trazemos o Bitcoin ao mundo dos mercados financeiros regulamentados. Os investidores obtêm os benefícios de negociar e possuir o Bitcoin por meio de uma segurança regulamentada. ”

Com o produto, o ETC Group apela principalmente a grandes e pequenos investidores que até agora não queriam ou não tinham permissão para negociar Bitcoins diretamente nas exchanges de criptomoedas. Nesse contexto, uma listagem no segmento Xetra da Deutsche Börse, o maior centro regulamentado de negociação de valores mobiliários da Alemanha, é certamente a maior vantagem.

Alguns riscos permanecem

Além do risco de perda de um ativo volátil como o Bitcoin, os investidores também assumem um risco de emissor em títulos. Se o ETC Group falir ou falhar por qualquer outro motivo, as ações poderão se tornar inúteis. Nesse caso, uma venda das participações em Bitcoin mantidas poderia mitigar as perdas para os investidores.

Outra diferença para ETFs “normais” também pode ser vista nas taxas. A 2,0% ao ano, estes são significativamente maiores do que na maioria dos fundos de índice.

Negociações de Bitcoin na bolsa começando já na próxima semana?

Segundo informações do Handelsblatt, as negociações no BTCE podem começar já na próxima semana. A supervisão financeira BaFin já aprovou o prospecto da oferta, de acordo com o Grupo ETC.

Para o ETC Group, Frankfurt deve ser apenas a primeira parada: o BTCE deve “ser aprovado para distribuição em todos os principais mercados europeus de ETP ao longo do tempo”, de acordo com o objetivo britânico.

Produtos financeiros em Bitcoin, como o BTCE, costumam causar abalos na cabeça dos puristas de criptomoedas. Mas especialmente os investidores institucionais podem abrir caminho para o mercado cripto anteriormente não regulamentado. A longo prazo, isso pode levar ao aumento das entradas de caixa e à demanda crescente pela moeda digital – e, finalmente, aumentar seu preço.

Os investidores especulativos já podem colocar o pé na porta e abrir uma posição de Bitcoin para adicionar títulos ao depósito – seja diretamente em uma exchange de criptomoedas ou com o certificado de participação da Vontobel.

Fonte: Der Akationar

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.