Bitcoin foi requerido como resgate após ataque a um porto nos EUA
Dados do Porto de São Diego só serão liberados mediante pagamento em Bitcoin
O porto da cidade de São Diego, nos Estados Unidos, recentemente foi atingido por um ciberataque, fazendo com que o FBI e o Departamento de Segurança Nacional se envolvessem no caso.
Leia mais: Ripple lidera coalizão que busca apoio do governo em relação às criptos
Seus sistemas foram atingidos por um ataque de ransomware, tendo os invasores pedido o resgate em Bitcoin. Embora ainda não tenha sido revelado como o pedido foi feito, o envolvimento do FBI e do Departamento de Segurança Nacional pode sugerir que dados sensíveis estão em jogo.
Ransomware é um tipo de ataque por meio do qual um hacker trava os dados da vítima, enviando uma mensagem. Esta mensagem geralmente contém detalhes sobre como pagar os invasores, que então retornarão o controle dos dados à vítima. Os dados são mantidos sob custódia até que a vítima concorde com os termos dos invasores.
O problema foi relatado no dia 25 de setembro, tendo sido dito que eles comprometeram os sistemas de tecnologia da informação da agência. Contudo, a CEO do Porto de São Diego, Randa Coniglio, garantiu ao público que as operações do porto estão funcionando normalmente, tendo em vista que este foi um problema administrativo.
Ela declarou:
“O porto pode também confirmar que a nota de resgate requisitou pagamento em Bitcoin, embora a quantia não será revelada.”
Coniglio também declarou que estão trabalhando de perto com a Guarda Costeira, e que eles separaram equipes de especialistas na indústria. O caso conta com parcerias locais, regionais, estaduais e federais, a fim de minimizar o impacto e restaurar as funcionalidades do sistema.
A área da baía é um dos portos mais ativos dos Estados Unidos, lidando com 3 milhões de toneladas de carga anualmente. Além disso, o ataque forçou as autoridades a proativamente desligarem outros sistemas.
Temporariamente, os serviços públicos afetados estão relacionados a requerimentos de registros e permissões de estacionamento. Coniglio declarou que mais informações serão disponibilizadas conforme o caso progride.
Leia mais: Empresa japonesa lança software “gratuito” para minerar Zcash
Fonte: AMBCrypto