Bitcoin: Grayscale pede à SEC que aprove todos os ETFs ou nenhum
Grayscale insiste com a SEC por tratamento justo nas aprovações de ETFs de Bitcoin.
A Grayscale Investments, a maior gestora de ativos digitais do mundo, está pedindo à Comissão de Valores Mobiliários (SEC) que aprove simultaneamente todos os fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin à vista.
Em uma série de cartas de comentários enviadas à SEC na quinta-feira, a Grayscale argumentou que a abordagem atual da reguladora em relação às solicitações de ETFs de BTC é “arbitrária e injusta”.
A SEC aprovou vários ETFs de Bitcoin baseados em futuros, mas negou todas as solicitações para ETFs à vista. A Grayscale afirma que isso ocorre porque a SEC está “escolhendo vencedores e perdedores” no espaço das criptomoedas.
” As ações da SEC relacionadas aos ETFs de Bitcoin devem ser realizadas de maneira justa e ordenada,” disse Craig Salm, diretor jurídico da Grayscale. “Como regulador com base em divulgação, a SEC não deve escolher vencedores e perdedores.”
Um ETF de Bitcoin à vista permitiria que os investidores obtivessem exposição ao BTC sem precisar deter diretamente o ativo subjacente. Isso tornaria o Bitcoin mais acessível a uma ampla gama de investidores e poderia impulsionar a adoção da criptomoeda.
A Grayscale não é a única empresa que pediu à SEC a aprovação de ETFs de BTC à vista. A Fidelity, WisdomTree e Invesco também apresentaram solicitações para ETFs de Bitcoin à vista, mas todas foram negadas pela SEC.
A SEC afirmou que está preocupada com o potencial de fraude e manipulação no mercado de Bitcoin. No entanto, a Grayscale argumenta que essas preocupações não têm fundamento.
“Os mercados à vista e futuros do Bitcoin estão intrinsecamente ligados”, disse Salm. “Os acordos de monitoramento existentes para produtos regulados pela Commodity Futures Trading Commission devem ser suficientes.”
O juiz que supervisiona a ação judicial da Grayscale contra a SEC mostrou alguma simpatia pela posição da empresa. Em uma audiência em março, o juiz afirmou que a relutância da SEC em aprovar ETFs de Bitcoin à vista é “arbitrária” e “não tem base na lei”.
Resta saber se a SEC aprovará a solicitação da Grayscale para um ETF de BTC à vista. No entanto, os comentários mais recentes da empresa sugerem que ela não está desistindo de sua luta.
“Continuaremos a trabalhar com a SEC para obter a aprovação de um ETF à vista,” disse Salm. “Tomaremos todas as medidas necessárias para converter o GBTC em um ETF.”
- Veja também: A alta da Chainlink (LINK) deixou os investidores empolgados, podendo atingir novos patamares