Bitcoin: Reversão da “Hash Ribbon” confirma a fase de capitulação dos mineradores

Copia de Contra Capa 7

Um indicador técnico testado e comprovado está exibindo más notícias para os mineradores de Bitcoin, já que uma reversão da Hash Ribbon significa um período de capitulação à frente.

A Hash Ribbon acabou de formar uma cruz mortal que tem sido um indicador importante para a capitulação dos mineradores de Bitcoin em ciclos anteriores.

O indicador Hash Ribbon usa médias móveis diárias simples para identificar mudanças nas tendências da taxa de hash. Ela é frequentemente usada ​​como um sinal de longo prazo para indicar fundos macro no gráfico de preços do Bitcoin.

Uma cruz de baixa é um sinal de uma tendência de baixa de fortalecimento que, neste caso, significa uma reversão nas taxas de hash que ainda estão próximas de seus níveis de pico.

“Aí está. Hash Ribbon confirma capitulação dos mineradores. Acionados pela fraude FTX de US$ 10 bilhões e subsequente colapso, os mineradores de Bitcoin agora estão quebrando e a taxa de hash está diminuindo.”

O conto da Hash Ribbon

O sinal também foi observado pelo analista da indústria Will Clemente, que disse: “estamos potencialmente entrando em um período capitulatório de mineração de mergulho duplo”, antes de acrescentar:

“A Hash Ribbon acaba de iniciar uma linha de baixa, historicamente este tem sido um indicador importante da capitulação dos mineradores.”

A última vez que esta cruz mortal ocorreu foi em junho após a capitulação do colapso da Luna.

De acordo com a Glassnode, a média móvel de sete dias da taxa de hash está agora 13,7% abaixo dos máximos de todos os tempos. Além disso, a dificuldade de mineração está projetada para se ajustar em -9% daqui a uma semana.

As taxas de hash caíram na semana passada, à medida que mais mineradores desligam suas plataformas. Atualmente, a métrica está 14% abaixo de sua alta histórica no início deste mês. A taxa de hash de hoje é de 234 EH/s (exahashes por segundo), de acordo com Blockchain.com.

A dificuldade de mineração, que mede a competição entre os mineradores pelo próximo bloco, está em um pico de 36,9 T. No entanto, isso se ajustará automaticamente para baixo com a queda da taxa de hash.

A lucratividade, ou preço do hash, como costuma ser conhecido, está no nível mais baixo de todos os tempos, cerca de US$ 0,056 por dia por TH/s. Essa métrica caiu 82,5% nos últimos 12 meses.

Uma capitulação dos mineradores geralmente adiciona mais pressão de venda, o que significa um potencial maior para mais quedas de preço no curto prazo.

Perspectivas de preço do Bitcoin

Os preços do Bitcoin subiram ligeiramente no dia. Houve outro recuo nas negociações do final de domingo, mas, no geral, o Bitcoin vem se consolidando nessa faixa desde a capitulação induzida pela FTX no início deste mês.

O BTC está sendo negociado atualmente na mínima de dois anos e caiu 76,5% em relação à máxima histórica de novembro de 2021. O estado atual do mercado reflete o do final de 2018, após a capitulação de novembro na época.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.