Bitcoin Pizza Day: como duas pizzas ficaram tão famosas
Dez anos atrás, Laszlo Hanyecz gastou 10.000 Bitcoins em duas pizzas. Hoje, isso valeria cerca de 91 milhões de dólares e ele não se arrepende nem um pouco.
Hoje, toda a comunidade cripto está celebrando o décimo aniversário do chamado ‘Bitcoin Pizza Day’. Há exatos dez anos, Laszlo Hanyecz, um programador da Flórida que também contribuiu para o código do Bitcoin no passado, fez a primeira compra documentada de mercadorias físicas usando Bitcoin.
“Eu só quero informar que troquei de forma bem-sucedida 10.000 bitcoins por pizza,” disse Hanyecz em um tópico no fórum BitcoinTalk no dia 22 de maio de 2010. Ele passou várias fotos das pizzas, inclusive.
Acima de tudo, a aquisição de Hanyecz foi uma prova de conceito, feita para mostrar que o Bitcoin — mais do que uma “paixão geek” em uma época onde quase ninguém o conhecia — poderia e deveria ser uma moeda “real”, um verdadeiro meio de troca.
A evolução nos valores de lá para cá
Dez anos depois, a capitalização total de mercado das criptomoedas acumula mais de 254 bilhões de dólares. Enquanto isso, os dois protagonistas nesse espaço ainda estão celebrando essa histórica compra.
- Ouça nosso podcast: Webitcast #25 – Pós-halving do Bitcoin
O que pensa o comprador das pizzas?
Entuasiasta da tecnologia blockchain desde 2017, faz de tudo um pouco quando se trata de criptomoedas - desde redação de artigos até fechamentos de acordos comerciais e de marketing. Um lema? Voa Bitcoin!