Bitcoin Pizza Day: como duas pizzas ficaram tão famosas

Dez anos atrás, Laszlo Hanyecz gastou 10.000 Bitcoins em duas pizzas. Hoje, isso valeria cerca de 91 milhões de dólares e ele não se arrepende nem um pouco.

Hoje, toda a comunidade cripto está celebrando o décimo aniversário do chamado ‘Bitcoin Pizza Day’. Há exatos dez anos, Laszlo Hanyecz, um programador da Flórida que também contribuiu para o código do Bitcoin no passado, fez a primeira compra documentada de mercadorias físicas usando Bitcoin.

pizza
As duas pizzas que ficaram famosas. Imagem: Laszlo Hanyecz.

“Eu só quero informar que troquei de forma bem-sucedida 10.000 bitcoins por pizza,” disse Hanyecz em um tópico no fórum BitcoinTalk no dia 22 de maio de 2010. Ele passou várias fotos das pizzas, inclusive.

pizza post

Acima de tudo, a aquisição de Hanyecz foi uma prova de conceito, feita para mostrar que o Bitcoin — mais do que uma “paixão geek” em uma época onde quase ninguém o conhecia — poderia e deveria ser uma moeda “real”, um verdadeiro meio de troca.

A evolução nos valores de lá para cá

Dez anos depois, a capitalização total de mercado das criptomoedas acumula mais de 254 bilhões de dólares. Enquanto isso, os dois protagonistas nesse espaço ainda estão celebrando essa histórica compra.

É difícil dizer quanto exatamente valiam 10.000 BTC em maio de 2010, já que diferentes fontes apontam algo entre $25 e $41. Porém, hoje, 10.000 BTC valem cerca de $91 milhões — e chegou a valer o dobro disso no final de 2017, quando o preço do Bitcoin namorou a marca dos $20.000.

O que pensa o comprador das pizzas?

“Eu queria achar que o que eu fiz ajudou de alguma forma mas penso que se não tivesse sido eu, mais alguém teria aparecido. Aliás, poderia nem ter sido com pizzas daí”, explicou Hanyecz em maio de 2018.

“Acho também que o Bitcoin foi meio que projetado para ser grande e não sabia de tudo sobre ele lá atrás — quero dizer, só fazia alguns meses que eu mexia com Bitcoin, sabia como minerar e tudo, até montei a primeira mineradora GPU — e foi assim que consegui todas quelas moedas, as quais eu praticamente distribuí,” ele adicionou. Hanyecz também disse que não se arrepende de ter feito a compra.

Essa não foi a única coisa na qual o programador gastou Bitcoins para comprar. De acordo com o ‘60 Minutes‘, ele gastou aproximadamente 40.000 Bitcoins no total, na época — o que vale $364 milhões atualmente.

Parece bastante mas não há como colocar preço na fama.

Fonte: Decrypt

Foto de Heslei de Oliveira
Foto de Heslei de Oliveira O autor:

Entuasiasta da tecnologia blockchain desde 2017, faz de tudo um pouco quando se trata de criptomoedas - desde redação de artigos até fechamentos de acordos comerciais e de marketing. Um lema? Voa Bitcoin!