Bitcoin pode subir a medida que o yuan chinês atinge seu menor preço em uma década

Como mostra a história o Bitcoin pode se beneficiar da desvalorização do yuan.

Diferentemente do Bitcoin e de outros mercados livres, o mercado chinês do yuan é fixo e de certa forma controlado pelo banco central do país. Como a Wikipedia descreve:

“Desde 2006, a taxa de câmbio do renminbi pode flutuar em uma margem estreita em torno de uma taxa básica fixa determinada com referência a uma cesta de moedas mundiais”.

O Banco Popular da China ajusta a taxa em resposta a fatores macro para garantir que sua economia seja estável.

O Bitcoin pode se beneficiar disso, pois os relatórios indicam que a taxa oficial do yuan chinês começou a cair. O BTC pode atuar como um porto seguro, caso isso continue.

Yuan atinge preço mais baixo desde 2008

Devido à introdução e aprovação de uma nova lei de segurança em Hong Kong, as tensões cresceram entre os EUA e a China. Essas tensões podem ajudar o Bitcoin a valorizar nas próximas semanas e meses.

A premissa da lei é combater o “crescente terrorismo”, disseram autoridades representando Pequim. No entanto, muitos em Hong Kong e na comunidade internacional vêem isso como uma ameaça potencial contra a democracia da região.

Hong Kong foi entregue pelos britânicos aos chineses em 1997, sob a estipulação de que Pequim deixaria a democracia em vigor até 2047. Portanto, a lei recente tem sido controversa, especialmente entre os detentores de Bitcoin.

Membros da administração da Casa Branca e seus assessores, incluindo o presidente Trump, estão ponderando sanções contra empresas chinesas.

Nada foi confirmado, mas as ameaças de “reagir fortemente” afetaram as moedas globais.

De acordo com a conta do Twitter que analisa moeda financeira e câmbio “FXHedge”, o yuan atingiu o nível mais fraco desde 27 de fevereiro de 2008.

O mercado offshore de yuan alcançou o “nível mais fraco desde setembro de 2019”. A conta do Twitter “Yuan Talks” fez essa observação.

Bom para o Bitcoin

O yuan caindo para esses mínimos pode ajudar a recuperação do Bitcoin.

Jeff Dorman, CEO da Arca e ex-banqueiro de investimentos de empresas como Lehman Brothers e Citadel, escreveu recentemente:

“Relógio narrativo! Na primavera / verão de 2019, o yuan chinês caiu para mínimos históricos em relação ao dólar americano e contribuiu muito para a valorização do BTC. Por outro lado, quando o Yuan se fortaleceu no outono de 2019, o BTC caiu. Adivinha quem está caindo? “

Você lembra como o Bitcoin se beneficiou da guerra comercial em 2019? Mas a ideia é que as sanções coincidiram com os investidores chineses tirando seu dinheiro do país através do BTC.

Isso foi implícito por muitas análises sugerindo que o Bitcoin se uniu ao ouro e a outros refúgios seguros seguidos dos anúncios do Presidente Trump sobre tarifas.

A correlação entre o naufrágio do yuan chinês e a recuperação do Bitcoin também estava presente em 2015 e 2016 devido a outros fatores macro. O parceiro da Placeholder Capital, Chris Burniske, sugeriu que uma tendência semelhante poderia acontecer novamente:

https://twitter.com/cburniske/status/1263913215706066944?s=20

“Se o yuan da China continuar enfraquecendo em relação ao dólar, poderíamos ter uma repetição de 2015 e 2016 (foto abaixo), onde a força do BTC coincidiu com a fraqueza do yuan”.

Fonte: bitcoinist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.