Bitcoin: por que os investidores institucionais não estão preocupados com o preço do BTC?

Investidores institucionais e de varejo enxergam o preço do Bitcoin de maneiras diferentes

O Bitcoin está em um rally virtualmente imparável desde outubro de 2020, com a criptomoeda atingindo uma alta de mais de US $ 58.000 há algumas semanas. Até o momento, no entanto, o ativo digital líder de mercado estava sendo negociado por cerca de US$ 48.400, após um sério ataque de volatilidade. Pode-se argumentar, entretanto, que o valor acima mencionado ainda é um preço relativamente alto para a maioria dos investidores de varejo considerar um investimento.

Entretanto, o macro investidor Raoul Pal se sente diferente, recentemente afirmando que o “alto preço” do Bitcoin é apenas uma mentalidade de varejo, e os investidores institucionais não veem isso da mesma forma. Isso permitiu uma comparação entre a alta atual do Bitcoin e aquela vista em 2017-18. Enquanto este último foi principalmente voltado para o varejo, as instituições são os principais participantes do mercado neste momento.

Em um podcast explorando o que os investidores tradicionais pensam do Bitcoin, Pal disse a Peter McCormack que, para as instituições, o preço é relativo. As instituições estão mais preocupadas com a taxa de adoção, o estado dos regulamentos e qual é a capitalização de mercado atual. De acordo com Pal, quanto mais ele sobe, mais a capitalização de mercado do Bitcoin o torna disponível para compra. Ele explicou:

“O preço é uma função dessa capitalização de mercado em crescimento … mas se você fosse a BlackRock, não teria olhado para ele até chegar a esta capitalização de mercado de quase um trilhão de dólares.”

Em sua opinião, os investidores tradicionais não costumam comprar uma empresa Fortune 500 na expectativa de quanto o preço aumentará. Em vez disso, o que os preocupa é quais são os efeitos de diversificação da carteira que determinada ação terá e como ela se comporta ao longo do ciclo do mercado.

Pal acredita que uma capitalização de mercado de um trilhão de dólares implica uma mudança estrutural no mercado e no tipo de participantes do mercado no espaço cripto.

“Quando é um ativo de $ 10 trilhões de dólares, não vai ser regulado para zero. Porque $ 10 trilhões de dólares pertencem a indivíduos, planos de pensão e corporações.”

Pal concluiu argumentando que o estado atual do mercado parece “tecnicamente perfeito”, tem um bom roteiro e uma boa sazonalidade, e a única coisa real que impede a entrada de uma parede de dinheiro institucional é o fato de que essas grandes instituições precisam de tempo para construir uma infraestrutura para gerenciar suas cripto-posições.

“Se você não consegue encontrar convicção aqui, você nunca vai encontrar. Esta é a tempestade perfeita para o Bitcoin.”

Fonte: AMBCrypto

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.