BRICS: Bitcoin precisa de regulamento para a legalidade na Índia

 Dr. S. Sharma fala para o Economic Times

Um economista indiano proeminente opinou que a regulamentação é necessária para que bitcoin se torne uma moeda legal no país.

Falando ao jornal de negócios indiano, o Economic Times, Dr. S. Sharma, economista chefe da Câmara de Comércio e Indústria de Doutorado, questionou a probabilidade de o bitcoin se tornar uma moeda legal convencional na ausência de regulamentação e monitoramento.

Como uma economia emergente em rápido crescimento, a Índia está rapidamente adotando os pagamentos digitais como parte de uma iniciativa sem dinheiro liderada pelo governo central, que começou notavelmente com a proibição de dinheiro sem precedentes do ano passado.

Legal ou ilegal

Há um crescimento acentuado do setor de bitcoin local em meio a um aumento global na conscientização e adoção da criptomoeda nos últimos anos, apesar da falta de um status “legal” no país. Notavelmente, no entanto, bitcoin também não é ilegal.

É justo dizer que atualmente a criptomoeda não é ilegal nem legal na Índia”, afirmou o Dr. Sharma.

Ele adicionou:

A menos que a criptomoeda seja regulada e monitorada de forma adequada e monitorada por uma instituição robusta, não vejo que bitcoin se torne uma moeda legal na Índia.

Por enquanto, as autoridades indianas estão trabalhando para um futuro regulamentar e legal para moedas digitais.

O que será observado?

No início deste ano, o Ministério das Finanças da Índia estabeleceu a formação de um “comitê de moeda virtual” encarregado de propor uma estrutura para bitcoin e outras moedas digitais.

Leia mais: Registro de marca sugere que XP Investimentos deve negociar Bitcoins em 2018

O comitê vê representantes de vários ministérios governamentais, incluindo a autoridade tributária do país junto com os do banco central.

As tarefas do Comitê são apresentadas da seguinte forma:

  • Fazendo um balanço do status atual das moedas virtuais tanto na Índia quanto no mundo;
  • Examinando as estruturas regulatórias e jurídicas globais existentes que regem Moedas Virtuais
  • Sugira medidas para lidar com tais Moedas Virtuais, incluindo questões relacionadas à proteção do consumidor, lavagem de dinheiro, etc. e
  • Examine qualquer outro assunto relacionado às Moedas Virtuais que possa ser relevante.

O resultado especulativo provavelmente verá as autoridades indianas regulamentar a indústria de bitcoin local com pouca probabilidade de uma proibição. A regulamentação da indústria também é susceptível de coincidir com a tributação do bitcoin para o público em geral.

Fonte: Cryptocoins News