Bitcoin registra ganhos antes de ano novo chinês

Superstição ou fatos?

De acordo com a análise técnica, o Bitcoin parece destinado a atingir novamente a marca de $10.000 dólares, entretanto, alguns investidores temem que o ano novo Lunar possa ser um estraga-prazeres.

Antes dos feriados de ano novo (que começam em 15 de fevereiro), chineses e sul-coreanos, muitas vezes, negociam bitcoins por moedas em circulação (para custear aumentos nas despesas), e, em consequência disso, o bitcoin (BTC) tende a cair na véspera do evento.

Tais medos são ampliados após a recente dificuldade que o bitcoin (BTC) tem demonstrado de ultrapassar o valor de $9.000 dólares de forma convincente. De acordo com o índice de preços (BPI) da Coindesk, desde 10 de fevereiro, a criptomoeda esteve restrita a uma estreita faixa de $8.000 a $9.000 dólares.

No entanto, dados históricos indicam que a probabilidade da moeda registrar ganhos neste mês é alta.

Tendências temporárias do Bitcoin

  • Janeiro foi um bom mês para o bitcoin durante o período de 2012 a 2014, enquanto o desempenho foi variável em fevereiro.
  • Todavia, desde 2015 um padrão claro foi estabelecido: O BTC cai em janeiro e registra ganhos em fevereiro.
  • A queda de 26 por cento registrada em janeiro deste ano é a segunda maior queda registrada em um mês desde 2015. Se a moeda acompanhar o padrão visto nos últimos três anos, a criptomoeda poderá registrar ganhos neste mês.

Ao analisar os gráficos técnicos, o bitcoin tem demonstrado uma perspectiva otimista hoje. Até o momento, o índice de preços está por volta de $8.800 dólares, e com um aumento de 3.76 por cento nas últimas 24 horas, de acordo com a fonte CoinMarketCap.

Leia mais: Monero declara guerra a fabricantes de ASICs

Gráfico das últimas 4 horas

O gráfico acima (preços segundo Bitstamp) revela os seguintes dados:

  • Aparecimento do padrão de cabeça e ombros inverso – um padrão de retorno otimista, indicando uma mudança de tendência, do negativo para o positivo.
  • A vela das últimas 4 horas se fechou acima da neckline (resistência), confirmando uma tendência positiva. De acordo com o método de altura medida, o surgimento do padrão abriu as portas para ganhos de pelo menos $11.000 dólares.

Opinião

  • Dados históricos mostram que fevereiro tem sido um bom mês para o bitcoin.
  • A perspectiva técnica a curto prazo é otimista, com a possibilidade do BTC atingir os $11.000 dólares.
  • No entanto, conforme já discutido (em inglês) no começo dessa semana, ganhos acima da marca de $10.000 dólares podem ser passageiros.
  • A moeda pode apresentar um cenário baixista caso não consiga capitalizar com o surgimento do padrão de cabeça e ombros inverso seguido de um fechamento diário (de acordo com o horário UTC) abaixo de $7.625 dólares (baixa de 2 de fevereiro), podendo gerar uma liquidação ainda mais profunda, de $6.000 a $5.900 dólares

Fonte: Coindesk.com

Foto de Andre Cardoso
Foto de Andre Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.

andre.cardoso.btc/