Bitcoin se mantém dentro do canal de alta e as expectativas são boas para o ano!

Análise Bitcoin: Correção natural segura em $5474 ou busca o limite inferior do canal?

Bitcoin vai confirmando a recuperação depois de toda baixa em 2018 de mais que 80% no preço. O comportamento gráfico e todos os demais indicadores começam a coincidir positivamente e a expectativa para a moeda digital é muito boa.
Veja:

Gráfico Diário (D1)

Análise Bitcoin D1

Bitcoin navega dentro no canal de alta fazendo o 3º teste no limite superior do canal. O interessante é que no último teste, a alta ignorou a resistência de $5474 e só foi rejeitar no limite do canal e na resistência de $5860, a última (na opinião do autor) para confirmar a reversão total de tendência do preço para cima.

A questão agora é se a correção normal do preço segura no suporte em $5474 ou se rompe e busca o limite inferior do canal de alta na faixa de $5088.
Se romper o canal de alta para baixo, as médias ainda dão suporte para uma correção até $4800, mantendo, ainda, a tendência de alta no diário.

Pelo o que tenho visto nos books das corretoras, acredito que o sentimento é de alta (bullish) e não duvidaria que o suporte em $5474 pudesse segurar o preço em cima, mas acho mais saudável e mais provável uma correção dentro do canal buscando em pelo menos $5100 para, depois, voltar a subir – é como se fosse um alívio de tensão, uma parada para respirar antes de ativar o foguete para fazer um reteste em $5860.

Médias Móveis

Nós utilizamos as médias MA50, EMA72 e EMA200 em nossas análises e baseamos as tendências de acordo com as 2 primeiras médias – branca(50) e azul(72) – Como pode ver no gráfico, o preço está longe (acima) das médias, confirmando a tendência de alta. Neste momento acaba de tocar nas resistências e voltar e, dessa forma, as médias indicam uma correção natural para que o preço volte para elas.

Cruz Dourada

Esse indicador se baseia no cruzamento da média de 50 períodos com a média de 200 períodos.

Análise Bitcoin - Cruz Dourada

Neste caso, a MA50 cruza a EMA200 para cima e isso é um forte indicador de alta de longo prazo o que pode jogar o Bitcoin nas alturas até para uma possível busca de ATH, talvez ainda esse ano, mas mais provável para 2020 até por coincidir com o Halving (diminuição do prêmio por bloco dos mineradores pela metade – dentro do protocolo do Bitcoin).

Indicadores RSI e MACD

No RSI o indicador, neste momento, toca novamente no 70. Ele já vem navegando dentro da área de sobrecompra há algum tempo e quando corrige, desde fevereiro que ele não passa para baixo do nível neutro de 50. Uma curiosidade: a última vez que o RSI esteve abaixo de 30 (nível de sobrevenda) no diário foi em Dezembro/18 quando o preço estava na faixa dos $3200.

Essa zona de sobrecompra atual indica , também, uma provável correção no preço para que busque, pelo menos, o suporte RSI em 50.

Já o MACD, apesar de estar em um nível bem além do neutro, a linha MACD começa a simular um cruzamento de sinal pra cima e o histograma já indica um retorno de alta com entrada para compra. O MACD indica uma possível alta e se as correções se confirmarem pelos outros indicadores, o MACD fala que ele para no primeiro nível de suporte; no nosso caso: $5474.

To the Moon: Direto ou Parador ?

Bom, em mercado financeiro, quase sempre é parador, as correções são naturais e por isso, ainda devemos considerar a possibilidade de um grande short squeeze referente a queda de 2018.

Há, entre famosos analistas, quem diga que o Bitcoin continua em uma tendência de queda e essa alta é apenas uma grande correção para continuar caindo. EU, particularmente falando, não acredito nisso, mas vamos explicar essa lógica.

O BTC fez um rompimento para baixo em 2018 na casa dos $6200 e buscou seu fundo em torno de $3100. Para os analistas bear, só podemos confirmar que O Bitcoin voltou, quando o preço voltar para $6200 – retorno de 100%. No caso, a resistência testada esses dias em $5860 representa o último nível de Fibonacci para voltar aos 100%.
Podemos ver isso mais nitidamente no gráfico semanal que vamos ver mais ao longo da análise ↓.

A questão é que temos muitos outros sinais – a própria Cruz dourada, por exemplo, se formos falar de gráfico.
Além disso, o feeling dos traders mudou – Eu opero praticamente todos os dias e posso falar que o comportamento do book nos mercados está diferente (mais, está ao contrário) do que estava em 2018.

E para fechar, ainda temos todos as questões fundamentalistas: O halving ano que vem, a evolução da Bakkt e os fundos de investimentos em criptos, a adesão nos comércios, o boom da Blockchain (está prestes a explodir) e muitos outros fatores que corroboram para a valorização da moeda digital.

Se continuar nesse ritmo, quando fizer o reteste da resistência de $5860, se romper, os próximos alvos onde temos resistências fortes são em ~ $6200 e $6576.

Gráficos Semanais (S1) e de 4 horas (H4)

Análise Bitcoin S1 e H4

No Gráfico em H4, a esquerda, podemos ver mais claramente a análise feita no diário, o retorno do RSI que acaba de sair da sobrecompra para buscar o nível de 30 novamente, mas antes , tem o famoso suporte em $5474 que pode segurar e jogar o preço de volta para cima. Vamos acompanhar.

Já no semanal, a direita, podemos ver pontos interessantes:

– Primeiro que a LTB (linha de tendência de baixa) ligada entre o último topo de queda em 2018 e o topo da ATH em 2017 foi rompida para cima há quase 2 meses , com a confirmação de um grande candle de força e batendo o martelo da reversão da tendência para cima

– Outro ponto é em relação as médias. O preço começa a confirmar rompimento das médias para cima dando mais uma indicação de alta.

– E para fechar, o RSI vem do fundo de sobrevenda que chegou em dezembro/18 e , desde então, começa a subir e ainda não tocou no limite superior em 70 o que pode indicar mais investidas para cima até buscar esse limite.

Enfim,

Praticamente todas as perspectivas são ótimas para o Bitcoin e (consequentemente) o mercado das criptomoedas já que o Bitcoin mantém uma dominânica de 54% sobre o mercado e tende a arrastar as altcoins quando valoriza.

A única sombra é a possibilidade de um grande short squeeze. Mas se somarmos todos os indicadores, incluindo as análises fundamentalistas, essa possibilidade perde de goleada para as chances de alta e reversão de tendência para cima.

E você, o que acha disso tudo?

Foto de Andre Cardoso
Foto de Andre Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.

andre.cardoso.btc/