Bitcoin se recupera fortemente com um despejo de US$ 30 bilhões que abala os futuros de ações dos EUA

Poucos dias atrás o Bitcoin encontrava-se rondando os 50 mil dólares

Os preços do Bitcoin subiram agressivamente rumo à sessão europeia de segunda-feira, ultrapassando os US $ 58.000, com os traders depositando suas esperanças em outro marco histórico à frente.

A criptomoeda de referência estava mudando de mãos por $ 58.146 às 10:18 UTC, uma alta de 4,25 por cento em relação à abertura intradiária. Um vencimento recorde de US $ 6 bilhões em contratos de opções na sexta-feira ajudou a aliviar a pressão negativa no mercado de Bitcoin, já que o preço à vista subiu em direção à alta taxa de exercício de US $ 55.000.

Uma coincidência macroeconômica

Mais ventos favoráveis ​​para a criptomoeda vieram de um mercado em dificuldades nos EUA na segunda-feira.

Os contratos futuros vinculados aos índices de Wall Street, incluindo o S&P 500 e o Dow Jones Industrial Average, caíram na sessão pré-mercado, apontando para perdas após o sino de abertura em Nova York. Os futuros dos índices incorreram em perdas depois que um grande fundo de investimento despejou bilhões de dólares em participações, alimentando preocupações de que os bancos globais que negociaram com a empresa poderiam enfrentar pesadas perdas também.

A mudança foi feita pela Archegos Capital Management, uma empresa de investimentos de propriedade do ex-gerente da Tiger Asia Bill Hwang – um administrador de fundos com um histórico de participação em fraudes bancárias. A empresa desfez $ 30 bilhões em participações em um punhado de empresas, incluindo Discovery e ViacomCBS, levando a quedas massivas em suas taxas de ações.

O Bitcoin segurou seus ganhos até então, passando por uma correção modesta de baixa, mas nada que pudesse compensar seus ganhos no início da manhã.

US dollar index was firm heading into European session. Source: DXY on TradingView.com

O índice do dólar dos EUA estava firme em direção à sessão europeia. Fonte: DXY em TradingView.com

 

Na segunda-feira, o Credit Suisse Group e a Nomura Holdings admitiram que sofreram perdas substanciais com as negociações com clientes nos Estados Unidos. Os bancos não nomearam a Achegos Capital diretamente.

As ações nos mercados europeus foram negociadas estáveis ​​depois de serem prejudicadas pelas ações do Credit Suisse. O Stoxx 600 pan-europeu subiu 0,31 por cento depois de apagar a maior parte de seus ganhos matinais vinculados a mineração, petróleo e gás, viagens e ações de lazer.

O Bitcoin não tem nenhuma correlação com os mercados de ações. Mas a criptomoeda ainda tende a reagir às tendências de Wall Street de forma irregular. Ele caiu quase 60 por cento em março do ano passado em apenas dois dias em meio a uma derrocada do mercado global.

No entanto, o Bitcoin recentemente começou a reagir aos desenvolvimentos no mercado de títulos dos EUA. Uma forte alta na nota do Tesouro de 10 anos de referência na semana encerrada em 28 de fevereiro coincidiu com uma queda de 21 por cento no mercado de Bitcoin.

A criptomoeda mais tarde recuperou seu ímpeto de alta, atingindo até mesmo um novo recorde, depois que os rendimentos dos títulos se estabilizaram perto de seu pico de 14 meses. As taxas de juros para a nota de 10 anos também ficaram estáveis ​​na segunda-feira, caindo para 1,657 por cento. Os rendimentos caem quando os preços dos títulos sobem.

O par BTC / USD saiu de um padrão de continuação de baixa após seu último movimento de alta.

Bitcoin prices jump above $58,000. Source: BTCUSD on TradingView.com

Os preços do Bitcoin saltam para mais de US $ 58.000. Fonte: BTC/USD em TradingView.com

 

Chamado de Bull Flag, o padrão sugere um rompimento para cima por um comprimento igual à altura de sua tendência de alta anterior. Isso coloca o preço-alvo do Bitcoin muito acima de seu recorde anterior de $ 61.778 (dados da Coinbase).

Enquanto isso, uma correção negativa conforme o Indicador de Força Relativa do Bitcoin cruzando 70 indicaria um declínio potencial em direção à onda azul (a média móvel simples de 50-4H).

Fonte: NewsBTC

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.