Bitcoin sob pressão após queda recorde do petróleo
O Bitcoin amanheceu fraco após o grande queda nos mercados de petróleo nessa segunda-feira (20).
A principal criptomoeda por valor de mercado está sendo negociada em torno de US $ 6.820 no momento em que este documento foi escrito, tendo sido rejeitada acima de US $ 7.200 ontem.
A queda do Bitcoin ocorreu quando os preços do petróleo, popularmente conhecido como “ouro preto”, afundaram em temores de excesso de oferta. Notavelmente, os traders fugiram dos contratos futuros de maio com o petróleo do West Texas Intermediate (WTI) caindo abaixo de zero pela primeira vez.
A venda sem precedentes injetou incerteza nos mercados financeiros globais. Como resultado, as ações caíram na segunda-feira com o S&P 500 perdendo 1,8% de seu valor. O macroambiente sem risco reforçou novamente as pressões de baixa para o bitcoin.
“A desvantagem do BTC é provavelmente atribuível a perdas no mercado de ações, que podem ser direta ou indiretamente afetadas pelos preços do petróleo, do que a tendência de queda direta do petróleo”, disse Matthew Dibb, co-fundador da Stack.
O Bitcoin mudou bastante em conjunto com os mercados de ações, em particular o índice S&P 500, desde o início da pandemia de coronavírus na última semana de fevereiro.
A mais recente queda nos preços do bitcoin marca um fracasso dos touros em manter os ganhos acima da média de 100 semanas amplamente rastreada em US $ 7.054.
O Bitcoin fechou a semana passada acima da média de 100 semanas, tendo repetidamente falhado nas quatro semanas anteriores. Como resultado, alguns observadores esperavam que o impulso ascendente ganhasse ritmo. Isso não aconteceu, como observado.
O fracasso do rompimento é acompanhado por uma leitura negativa no índice de fluxo semanal – um sinal de que os vendedores estão em vantagem no momento.
Como resultado, outras perdas em torno de US $ 6.472 (mínimo de 16 de abril) podem ser vistas.
A configuração técnica de baixa é acompanhada pela venda contínua de ações e petróleo. Enquanto o contrato futuro de maio do WTI, que deve expirar na terça-feira, voltou a subir acima de US $ 1, o contrato de junho está agora enfrentando maior pressão de venda e atualmente está sendo negociado perto de US $ 11,80, queda de 40% no dia.
Analistas do Goldman Sachs alertaram que a queda no ouro preto é sintomática de suprimentos sem precedentes. Simplificando, é provável que o petróleo continue sofrendo no curto prazo.
É importante ressaltar que uma crise parece estar dominando os mercados novamente, como é evidente pelas perdas em refúgios tradicionais como ouro, iene japonês e franco suíço – ao lado de um aumento de 0,5% no índice do dólar.
“[Bitcoin] pode cair para US $ 6.400”, disse Chris Coo, chefe de ativos digitais do Swissquote Bank.
No entanto, alguns observadores estão otimistas sobre o futuro do bitcoin.
“A recompensa de mineração pela metade deve ajudar a manter uma boa oferta de bitcoin nos próximos meses”, disse Richard Rosenblum, co-chefe de negociação da GSR.
Rosenblum acrescentou que o bitcoin é um produto futurista que acabará se beneficiando da crescente prevalência de tecnologia no dia a dia dos consumidores.
Enquanto isso, o CEO da Stack, Matthew Dibb, acredita que o bitcoin e outros ativos digitais importantes permaneceram “fora de perigo”, apesar do crash do petróleo. “Embora o BTC esteja um pouco abaixo dos mercados de hoje, não estamos vendo nenhuma correlação significativa entre o mercado e as commodities de energia”, disse Dibb, acrescentando que a criptomoeda permanecerá otimista enquanto os preços estiverem acima de US $ 5.800.
Fonte: CoinDesk
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.