Bitcoin supera o ouro em meio à aversão ao risco nos mercados financeiros
Criptomoeda x Ativo tradicional
A criptomoeda mais valiosa do mundo está atualmente sendo negociada a US $ 11.700, representando ganhos de 16% no comparativo acumulado do mês.
Enquanto isso, o ouro, o ativo tradicional, adicionou 6% neste mês. O precioso metal ganhou uma oferta de US $ 1.400 em 1º de agosto, quando a decisão do presidente dos Estados Unidos, Trump, de aumentar as tensões comerciais com a China desencadeou um vôo para a segurança. o S&P500, uma referência global para ativos de maior risco, caiu 0,90% no mesmo dia.
- Veja também: Transações em Bitcoin atingem níveis históricos
A aversão ao risco piorou no início desta semana, quando a China permitiu que o Yuan se desvalorizasse para muito abaixo do nível comum de 7 por dólar norte-americano.
Como resultado, o S&P500 caiu para a baixa de dois meses de US $ 2.822 na segunda-feira e o ouro ampliou os ganhos para atingir uma nova alta de 2019 de US $ 1.510 ontem. Curiosamente, o Bitcoin também encontrou compradores perto de US $ 9.900 em 1º de agosto e subiu para a maior alta em um mês, de US $ 12.325 na terça-feira.
Bitcoin, um paraíso seguro?
O Bitcoin subindo junto com o ouro durante períodos de estresse nos mercados globais indica que o topo da criptomoeda está sendo aceito como um novo porto seguro, de acordo com o apresentador Ran NeuNer do programa Crypto Trader do CNBC.
This is playing out perfectly. Gold and Bitcoin up as markets tumble. Yesterday equities recovered and BTC pulled back. Bitcoin is being accepted new safe haven.
It’s a matter of time befor it replaces gold. pic.twitter.com/qCojZJsgvR
— Ran Neuner (@cryptomanran) August 7, 2019
Além disso, o recente aumento na criptomoeda líder coincidiu com um aumento acentuado no índice S&P VIX – medidor de medo de Wall Street, como visto no gráfico abaixo.
- VIX subiu 10% em 1 de agosto e subiu para uma alta de sete meses de 24,81 na segunda-feira. A partir de agora, o medidor de medo é visto em 17,75.
- Bitcoin saltou de US $ 9.900 para US $ 12.325 em seis dias, 6 de agosto. O rally parece ter parado com o índice VIX recuando máximos de sete meses.
Bitcoin parece ter se tornado um refúgio seguro se a ação do preço recente não for algo passageiro.
No entanto, não há correlação de longo prazo entre bitcoin, ações e o dólar americano, como observado pelo proeminente analista Mati Greenspan.
https://twitter.com/paddy__baker/status/1159069586215591936
Na verdade, o ouro e o bitcoin se moveram em direções opostas no passado.
Por exemplo, o BTC mergulhou abaixo de US $ 6.000 em 14 de novembro, revivendo o mercado que havia parado em cinco meses até outubro. Em meados de dezembro, o BTC estava trocando de mãos em baixas de 15 meses perto de US $ 3.100.
Durante o mesmo período, o ouro passou de US $ 1.200 para US $ 1.300 e ampliou ainda mais a recuperação para US $ 1.346 (alta de 20 de fevereiro). Além disso, o BTC permaneceu em um mercado em baixa ao longo de 2018, apesar das tensões comerciais entre os EUA e a China.
Apesar de tudo, ainda é cedo para dizer que o bitcoin assumiu o papel de um ativo de refúgio seguro.
Fonte: Coindesk


Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.