Bitcoin tem boa recuperação e puxa mercado cripto para cima

Altcoins também respiram em um excelente dia de recuperação nos preços

Felizmente a volatilidade do Bitcoin não trabalha apenas para a queda. Ainda na madrugada de hoje (19) o BTC iniciou uma corrida de alta, rendendo aproximadamente de 20% de ganhos até o momento da redação desse texto.

Abrindo o dia (às 00h do horário de Brasília) na faixa de US$ 5270, o Bitcoin passou a maior parte das horas seguintes em uma interessante alta, chegando a atingir US$ 6410 às 19h30.

Gráficos por: TradingView

 

E não foi apenas o Bitcoin que teve uma boa quinta-feira. Com a recuperação do BTC, a maior parte do mercado cripto registrou bons ganhos. De modo geral, a alta do Bitcoin puxou as altcoins para cima (e não foi pouco!).

Destaque para Status (SNT) com ganhos de 64%, Steem (STEEM) com ganhos de +53% e Bitcoin SV (BSV) com ganhos de 38,39%. Outras moedas do top 20 também apresentaram excelentes resultados no dia, com uma média de ganha na faixa de 17-24%.

Março negativo para o Bitcoin

Embora a recuperação de hoje possa animar muitos holders, o mês de março segue como um período de grandes perdas. Da abertura do mercado em 1 de março até o presente momento, o Bitcoin registra perdas de aproximadamente 28%.

bitcoin março

Vale lembrar ainda que, em seu pior momento no mês, quando o Bitcoin caiu pesadamente no dia 12 de março até atingir menos de 4 mil dólares, as perdas do mês chegaram a somar mais de 50%, o que levou muitos traders ao desespero.

bitcoin queda março

Enquanto a crise do coronavírus segue nos holofotes, os mercados por todo o mundo buscam se estabilizar. Assim como o Banco Central Europeu (BCE) e o Fed (Federal Reserve dos Estados Unidos), o Banco Central do Brasil também tem tentado auxiliar os mercados mexendo nos juros e injetando dinheiro na economia.

Diferentes destes, mas também buscando se recuperar, o Bitcoin não conta com um órgão central de controle e tenta se restabelecer com as próprias pernas.

Ainda que a narrativa do “o Bitcoin é uma reserva de valor” esteja bastante arranhada com o desempenho do BTC durante a crise atual, pode ser interessante manter seus olhos bem abertos nele. Os 20% de hoje podem ser apenas o começo da recuperação, assim como podem representar uma grande armadilha para uma queda maior.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.