Bitcoin vs Altcoins: Quem está desempenhando melhor?
Comparando o desempenho dos preços de Bitcoin e altcoins, o último parece estar sofrendo mais nesses dias difíceis.
A diferença de desempenho entre Bitcoin e altcoins é destacado pela Santiment, que aponta a diferença entre a perda de 4,5% do Bitcoin, e a perda de 26% da dogecoin.
Tomando as dez principais criptos por capitalização de mercado como referência, excluindo stablecoins, é claro, o preço do BTC está atualmente com queda de 15% no gráfico de uma semana, mas as outras grandes criptos perderam mais.
Por exemplo, o ETH está em queda de 21%, aproximadamente o mesmo que o BNB. A ADA está em -18%, enquanto o XRP caiu 27%.
Mesmo o doge e a DOT estão em queda de 32%.
Essa diferença é confirmada pelo domínio do Bitcoin, isto é, a porcentagem da capitalização total do mercado cripto detidas pela BTC.
Em 19 de maio, o dia do crash flash, o domínio do Bitcoin atingiu 2021 de 37,76% de acordo com a Coingecko.
Nos dias seguintes, voltou acima de 40%, mas com as quedas no final de maio e início de junho, estava de volta.
No entanto, a partir de 10 de junho, começou a subir de novo, não tanto devido a um desempenho particularmente positivo do preço do BTC, mas devido a uma queda adicional nos preços das altcoins.
Em 12 de junho, já estava de volta acima de 43%, enquanto ontem ultrapassou 46%.
O nível atual da dominância de Bitcoin é semelhante ao do início de maio, embora o preço seja muito menor.
Queda do Bitcoin e seu efeito sobre as alts
Em outras palavras, após a queda do Bitcoin em 19 de maio, um declínio geral foi desencadeado liderado pelas altcoins, já que o baixo pico alcançado pelo BTC naquele dia não foi alcançado novamente nos dias seguintes, exceto ontem por um período muito curto.
Assim, desde 19 de maio, o preço do Bitcoin vem se movendo lateralmente em um intervalo entre US$ 30.000 e US$ 40.000, com raras exceções, enquanto o preço de muitas altcoins caíram ainda mais no mesmo período.
Esta dinâmica foi observada no passado. De fato, Bitcoin muitas vezes provou ser mais resiliente do que as altcoins. Durante as fases de alta, o Bitcoin geralmente cresce menos em termos percentuais, mas se mantém melhor durante as fases de baixa.
Fonte: Cryptonomist
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.