Bitcointopia? Golpista americano vendia terrenos para o “paraíso do Bitcoin”
Justiça condena homem que enganava investidores de Bitcoin em Nevada
Recentemente foi reportado que o americano Morgan Rocknoons foi acusado pelas autoridades por enganar diversos investidores no estado de Nevada, onde ele prometeu criar uma cidade onde o Bitcoin seria totalmente legalizado.
O golpe, que até mesmo possui uma página no Twitter, oferecia a “oportunidade” de comprar terras na nova cidade ao valor de 0,5 BTC por acre (cerca de US$4.350 no momento da escrita). O perfil até mesmo publicou vídeos e fotos do local onde a cidade seria construída, prometendo ainda que os residentes poderiam usufruir de eletricidade livre, água e esgoto, internet/4G e segurança 24h por dia, o ano todo.
O problema, de acordo com as autoridades, é que o território vendido por Rocknoons nem mesmo pertencia a ele. Aparentemente, o acusado possuía menos de 5 hectares no local, um terreno muito inferior ao que estava sendo vendido.
De acordo com a mídia, cerca de 10 pessoas foram vitimizadas.
Rocknoons foi preso em outubro do ano passado, e agora foi condenado a quase dois anos de prisão (21 meses), além de pagar uma quantia equivalente ao que foi desviado dos investidores, cerca de US$80.000.
Golpes promovendo a arrecadação de Bitcoin no Twitter estão se tornando muito comuns, visto a ascensão do mercado.
Recentemente o WeBitcoin noticiou que golpistas tentaram se passar por John McAfee para arrecadar o ativo com a proposta de que os investidores receberiam grandes quantias em retorno. De acordo com o programador, se quisesse os Bitcoins de seus seguidores, ele simplesmente “hackearia suas carteiras ao invés de ter o trabalho de postar um tweet pedindo”.
- Veja também: SEC emite guia para ajudar investidores a identificar possíveis golpes envolvendo criptomoedas
Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.