Bitfinex reabilita depósitos em moedas fiat e faz revelação

Bitfinex retoma saques

A exchange de criptomoedas Bitfinex revelou uma “solução bancária distribuída”, que a companhia afirma ser uma solução resiliente para seus problemas bancários.

Leia mais: Bitcoin Cash: você sabe o que é esse hard fork do Bitcoin?

Anunciado hoje, o sistema permitirá que usuários verificados por políticas KYC iniciem imediatamente os depósitos em fiat, com suporte para dólar, libras esterlinas, ienes e euros. Esta função estava paralisada há quase uma semana.

Sob o novo sistema, usuários deverão iniciar um depósito fiat por meio de suas contas na exchange, envolvendo especificar a quantidade exata e a moeda que eles planejam depositar. Dentro de 48 horas, a exchange enviará ao usuário uma notificação de depósito, aprovando a transferência e fornecendo detalhes bancários específicos daquela transação.

Alegando que este novo sistema permitirá que as operações da exchange sejam mais duráveis, a companhia afirmou:

“Nós acreditamos que este sistema será significativamente mais durável em face dos ataques perpetrados por nossos competidores e seus apoiadores. Companhas contra nós apenas resultarão na nossa companhia ficando maior e melhor.”

A Bitfinex — que divide uma equipe de gestão com a Tether, emissora da controversa stablecoin USDT — não revelou os bancos com os quais está trabalhando, tampouco explicou a natureza destas relações bancárias.

https://twitter.com/WhalePanda/status/1052175450770993152

Entretanto, capturas de tela de contas da Bitfinex mostram uma mensagem que alerta os traders a não mostrarem suas informações bancárias às instituições financeiras, uma vez que isso pode “danificar todo o ecossistema de tokens digitais”.

A mensagem diz:

“Essa informação bancária está sendo fornecida para você a fim de contribuir com a boa fé. Esta informação bancária é comercialmente sensível e confidencial. Você deve ter muito cuidado com essa informação. Pedimos que você guarde esta informação para você e não a compartilhe, exceto se for com sua instituição financeira. Divulgar esta informação pode lesar não apenas você e a Bitfinex, mas todo o ecossistema de tokens digitais. Você deve entender que divulgar essas informações pode ter sérios efeitos negativos.”

A Bitfinex teve dificuldades para encontrar um parceiro bancário estável, desde que o Wells Fargo cortou acesso aos seus serviços em março. A exchange supostamente pulou de banco em banco durante os meses seguintes, até encontrar um parceiro no Noble Rank, de Porto Rico. Entretanto, o Noble Bank recentemente declarou falência, ao mesmo tempo em que Bitfinex e Tether tiraram suas reservas da instituição.

Após sua saída do Noble Bank, a Bitfinex manteve seus fundos temporariamente no HSBC, embora o relacionamento tenha sido encerrado tão rápido que não está claro se o HSBC estava ciente de estar guardando os fundos da exchange.

Segundo o CoinMarketCap, a Bitfinex regularmente fica entre as maiores exchanges de criptomoedas do mundo. Sua parcela do mercado aumentou durante os últimos dias, em meio à volatilidade do mercado conectada à recente queda da Tether. Durante as últimas 24 horas, a plataforma captou quase US$544 em volume, ficando atrás apenas da Binance. No mês passado, a companhia processou mais de US$13,5 bilhões em negociações, sendo a quarta exchange mais popular.

Leia mais: Tezos apresenta avanço de 13% após ser listada na Kraken

Fonte: CCN