Bitmain anuncia o lançamento de novo chip ASIC para Bitcoin e Bitcoin Cash

Bitmain promete devolver a lucratividade para a mineração

Bitmain, maior fabricante de hardware para mineração do mundo, lançou um novo chip ASIC de 7nm, capaz de alcançar novos níveis de performance, tamanho e eficiência de energia para minerar Bitcoin (BTC) e Bitcoin Cash (BCH).

Novos chips para minerar Bitcoin e Bitcoin Cash

A gigante chinesa do ramo de mineração, Bitmain, lançou uma nova geração de chips de mineração ASIC, em um esforço para compensar a falta de lucratividade da área de mineração. A companhia anunciou o desenvolvimento em uma publicação feita no dia 18 de fevereiro, afirmando que o novo chip de 7 nanômetros oferecerá novos níveis de eficiência de energia.

O novo chip ASIC, ou application-specific integrated circuit, recebeu o nome de BM1397 e será utilizado para minerar criptomoedas como Bitcoin e Bitcoin Cash, além de outras criptomoedas que utilização o algorítimo de mineração SHA256 proof of work.

O BM1397, assim como seu predecessor, o BM1391, se baseará no processo 7nm FinFET, uma tecnologia avançada de fabricação de semicondutores que integra mais de um bilhão de transistors. A tecnologia é otimizada para “máxima eficiência”, declarou a Bitmain, acrescentando que sua equipe de engenharia personalizou o design do chip para otimizar sua arquitetura, circuito e economia de produção.

A eficiência de energia deve resolver a baixa lucratividade

O novo chip BM1397 requer uma energia menor e pode oferecer consumo de energia e taxa computacional tão baixa quanto 30J/TH, criando um aumento de eficiência de 28,6% em comparação ao BM1391. O chip estará presente nos modelos S17 e T17 do Antminer, cujas datas de lançamento ainda estão pendentes.

A companhia afirmou que o BM1397 é uma prova do seu trabalho em melhorar a metodologia de design de chip. Apesar da atual baixa, parece que a Bitmain continuou desenvolvendo alguns dos mais avançados chips de mineração de criptomoedas.

O lançamento do novo chip pode ser surpresa, considerando as recentes demissões da gigante de mineração. A Bitmain sofreu com problemas operacionais em 2018, tendo a companhia demitido uma grande porcentagem de seus empregados, e ambos os seus CEOs. O declínio da Bitmain é provavelmente uma consequência direta da queda do cripto mercado em 2017 e 2018, com as receitas de mineração ligadas ao valor do Bitcoin e outras criptomoedas.

Os valores de criptomoedas em queda forçaram diversas pequenas e médias operações de mineração a fecharem as portas. Entretanto, mineradores em escala industrial conseguiram sobreviver, mas com grandes cortes. Em vez de mudar as rigas, o novo chip BM1397 fornece uma alternativa energicamente eficiente, potencialmente viabilizando a lucratividade para mineradores.

Fonte: CryptoSlate