Bitmain revela seu chip ASIC de mineração da próxima geração

Bitmain revela chip de 7nm que fará parte da sua nova geração de ASICs

Bitmain, a companhia com a maior valorização no ramo de criptomoedas, não está pronta para entregar sua posição de dominância no ramo de fabricantes de chips de mineração de bitcoin — pelo menos não por enquanto.

A empresa chinesa anunciou na sexta-feira o desenvolvimento de um novo chip de mineração em circuito integrado de aplicação específica (ASIC), com 7nm, destinado ao algorítimo SHA256 utilizado por Bitcoin, Bitcoin Cash, e muitas outras criptomoedas.

O CEO da Bitmain, Jihan Wu, anunciou o novo chip — o BM1391 — durante o evento de mineração World Digital Mining Summit, realizado na Georgia, acrescentando que ele será lançado na próxima geração de rigs de mineração da companhia, seguindo o Antminer S9.

Leia mais: Bancos suíços facilitam acesso de Startups para evitar perda de demanda

https://twitter.com/AntPoolofficial/status/1043112991523258368

GMO Internet, uma companhia japonesa do ramo de tecnologia, revelou um chip 7nm em junho. Segundo Wu, o BM1391 tem uma taxa de consumo de energia de 42W/TH, enquanto os mineradores B2 e B3 da GMO consomem 81W/TH.

Brigando com a concorrência

Notadamente, o anúncio da Bitmain ocorreu apenas dois dias após seu competidor, Bitfury, revelar seu novo chip ASIC, também focado no algorítimo SHA256. O “Bitfury Clarke,” embora maior do que o BM1391, com 14nm, oferece “eficiência sem paralelos”, segundo a companhia. Ainda de acordo com a Bitfury, cada chip pode alcançar uma hashrate de 120GH/s com uma eficiência de energia de 55mW/GH. A Bitfury, incidentalmente, opera uma mining farm na Georgia, onde Wu anunciou o novo chip da Bitmain. Valery Vavilov, CEO da companhia, afirmou:

“A Bitfury está considerando todos os fatores, incluindo proteção de silicone, eficiência do chip, distribuição de força otimizada, design de resfriamento e velocidade de desenvolvimento ao designar o hardware de mineração. Nós acreditamos que esses fatores levarão a soluções capazes de entregar o melhor retorno sobre investimento aos nossos clientes  — independente do tamanho do ASIC.”

O anúncio também surge antes da suposta oferta inicial pública (IPO) da Bitmain, que está prevista para acontecer em breve.

Com o aparente intuito de responder aos rumores levantados por analistas sobre a Bitmain estar em risco de perder sua posição dominante na indústria, por conta do seu vagaroso desenvolvimento tecnológico, a companhia afirmou em uma declaração que seu novo chip reflete a força do departamento de pesquisa e desenvolvimento da Bitmain, consolidando a participação de 70% que ela tem no mercado.

Leia mais: Supermercado holandês utilizará Blockchain para rastrear produção de suco de laranja brasileiro

Fonte: CCN