Bitstamp lança tecnologia para detectar manipulações no mercado

Bitstamp se esforça para repaginar sua plataforma de troca

Bitstamp, uma das mais antigas exchanges de criptomoedas, está fazendo um upgrade em seu arsenal técnico, em um esforço para atrair investidores institucionais.

A exchange anunciou nesta terça-feira que implementará a plataforma Irisium Surveillance para monitorar atividades suspeitas e manipulação de mercado. Após a recente parceria da Bitstamp com a Cinnober, um provedor de tecnologia para os mercados financeiros do mainstream e acionista da Irisium, a exchange agora adotará a ferramenta que entidades como a Asia Pacific Exchange Pte Ltd (APEX) utilizam para detectar comportamentos ilícitos. O CEO e fundador da cripto empresa, Nejc Kodric, afirmou em uma declaração:

“Nós estamos comprometidos com as criptomoedas a longo prazo. Nosso desejo é garantir um mercado justo, que reflete a oferta e demanda genuína. Explorar novas fronteiras para prevenir a manipulação de mercado é essencial para o amadurecimento da indústria.”

De acordo com o site da Irisium, a companhia fornece ferramentas para monitorar comportamento manipulador do mercado e concordância com os requerimentos regulatórios europeus, como a Regulação de Abuso Mercantil (MAR) e a Regulação para Integridade do Mercado de Energia e Transparência (REMIT). O site informa:

“O sistema disponibiliza ferramentas e dados analíticos para permitir aos reguladores identificar, rastrear e investigar qualquer atividade de trading, e já está sendo utilizada por reguladores europeus.”

Alastair Goodwin, CEO da Irisium, falou sobre a integração:

“A adoção pró-ativa da Bitstamp da Irisium e parceria conosco demonstra a intenção deles em aumentar a transparência, integridade e confiança no mercado das criptomoedas. Proteção do cliente melhorada e integridade ajudarão a trazer adoção e liquidez ao mercado.”

Webitcoin: Bitstamp lança tecnologia para detectar manipulações no mercado

No início do mês, a Bitstamp anunciou que substituirá sua própria plataforma de trading pela plataforma TRADExpress, criada pela Cinnober, uma companhia tecnológica que fornece soluções para entidades como a London Metal Exchange.

Esse foi apenas o primeiro passo da Bitstamp para repaginar sua plataforma, tornando-a mais adequada para investidores institucionais, afirmou o chefe de criptomoedas e blockchain da Cinnober, Eric Wall.

O próximo passo, também em parceria com a Cinnober, para a Bitstamp será se tornar a casa de compensação para sua próprias moedas, afirmou Wall.

Fonte: CoinDesk