BlackBerry cria plataforma baseada em Blockchain focada na área da saúde

Ao passo que se despede dos smartphones, empresa passa a apostar na tecnologia blockchain

De acordo com comunicado oficial publicado nesta quinta-feira (4 de outubro) a BlackBerry lançou uma plataforma baseada em blockchain voltada para a área da saúde.

O objetivo era criar um ecossistema “ultra-seguro” baseado na tecnologia blockchain. Para tal feito, a BlackBerry fechou uma parceria com a ONEBIO, empresa de biotecnologia.

Leia mais: Petro: Grande nome do Ethereum descobre plágio no Whiter Paper da criptomoeda venezuelana

O projeto consiste em um sistema voltado ao armazenamento e compartilhamento de dados médicos. As informações podem ser adicionadas por pacientes, laboratórios e dispositivos biométricos da IoT (Internet das coisas).

Ao serem inseridos no sistemas, os dados se tornarão anônimos e serão distribuídos à diversos pesquisadores.

“Estamos aplicando nossos conhecimentos de segurança, privacidade de dados e trabalhos de comunicação em indústrias regulamentadas, como a automotiva, financeira, e governamental para vencer um dos maiores desafios do setor de saúde: alavancar o setor para melhorar os resultados dos pacientes ao passo que garantimos segurança e privacidade de dados.”, declarou @JohnChen, CEO da BlackBerry.

WeBitcoin: BlackBerry cria plataforma baseada em Blockchain focada na área da saúde

A empresa também apresentou um novo sistema operacional em tempo real para o desenvolvimento de instrumentos cirúrgicos baseados na robótica e sistemas para o monitoramento de pacientes.

Antigamente, a BlackBerry dominava 50% do mercado mundial de smartphones. Já em 2016, a influência caiu para menos de 0,1%. De acordo com a empresa, no dia 10 de outubro será lançado seu último aparelho no setor.

A decisão deixa claro que a iniciativa com a tecnologia blockchain indica a mudança da empresa para novas áreas.

Leia mais: Ripple e SBI lançam aplicativo de transferência bancária MoneyTap

FONTE: COINTELEGRAPH